Declaração de Lula é tirada de contexto para insinuar fraude a favor de Boulos

Compartilhe

Não é verdade que o presidente Lula afirmou que a vitória de Guilherme Boulos (PSOL), candidato à Prefeitura de São Paulo, é irreversível. Para insinuar fraude eleitoral, publicações nas redes tiram de contexto uma declaração do presidente sobre a força da parceria entre o governo federal e a prefeitura da capital paulista em uma eventual vitória de Boulos.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 4.000 curtidas no Instagram e 41 mil visualizações no TikTok. Elas também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Lul1 disse em discurso que a Vitória de Boules é irreversível… O que Lul1 que dizer com irreversível… Será que de fato no Brasil eleições não se ganha se toma… vai ter o tapetão

Posts distorcem fala de Lula para insinuar fraude a favor de Boulos

Publicações nas redes sociais distorcem uma fala do presidente Lula sobre uma parceria hipotética entre a prefeitura de São Paulo e o governo federal para insinuar que existe uma fraude eleitoral a favor da chapa do candidato Guilherme Boulos (PSOL).

A declaração tirada de contexto ocorreu durante um comício de Boulos e sua vice, Marta Suplicy (PT), no dia 24 de agosto, em São Miguel Paulista. O evento foi transmitido ao vivo no YouTube (veja aqui).

Na íntegra da declaração, Lula diz: “E se a gente fizer uma parceria Prefeitura de São Paulo e governo federal, estejam certos, meus companheiros e companheiras, que a vitória do Boulos é irreversível. É irreversível. Eu, então, quero que vocês saibam que eu vou me dedicar, quero dizer pro Boulos que o que eu puder fazer pra você ganhar as eleições, eu vou fazer”.

A fala completa mostra que o presidente falava sobre a força de transformação social de uma parceria entre o governo federal e a prefeitura de São Paulo caso Boulos seja eleito em um cenário hipotético. O petista não fez qualquer menção às urnas eletrônicas no discurso.

Esta peça de desinformação também foi desmentida por UOL Confere e Estadão Verifica.

O caminho da apuração

Aos Fatos buscou no Google os termos “lula”, “boulos” e “irreversível” para identificar a origem da declaração. Localizamos então o vídeo original do comício e ouvimos a declaração de Lula na íntegra. A partir de informações da imprensa e do vídeo original, concluiu-se que a fala foi tirada de contexto para insinuar uma fraude eleitoral a favor de Boulos.

Compartilhe

Leia também

falsoPosts enganam ao alegar que advogado foi impedido de defender Filipe Martins em julgamento no STF

Posts enganam ao alegar que advogado foi impedido de defender Filipe Martins em julgamento no STF

Quais são as acusações contra Bolsonaro e o que acontece após julgamento do STF

Quais são as acusações contra Bolsonaro e o que acontece após julgamento do STF

falsoVídeo em que cruzeiro despeja poluente no mar foi gerado por IA

Vídeo em que cruzeiro despeja poluente no mar foi gerado por IA