Marcelo Camargo/ABr

🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2016. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

De 21 deputados investigados na Lava Jato, 16 votaram ‘sim’

Por Tai Nalon e Sérgio Spagnuolo

18 de abril de 2016, 09h19

Dos 21 deputados investigados na Operação Lava Jato, 16 votaram neste domingo (17) pela admissibilidade da abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Houve uma ausência, do deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE). Os demais quatro congressistas votaram contra a abertura do procedimento.

Trata-se, portanto, de 76% dos investigados favoráveis ao impeachment.

Fonte: Câmara dos Deputados e STF

A maioria deles é de parlamentares citados pelo doleiro Alberto Youssef, em delação premiada, e pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, também por meio do mesmo procedimento. Ambos citaram dezenas de políticos como beneficiários do esquema de corrupção na estatal.

Esses depoimentos embasam o pedido feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que pediu a abertura de inquéritos contra parlamentares no STF (Supremo Tribunal Federal) em março do ano passado.

Desde então, a denúncia que mais prosperou foi contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que já é réu. Ele é acusado de exigir e receber US$ 5 milhões em propina de um contrato do estaleiro Samsung Heavy Industries com a Petrobras.

O peemedebista também enfrenta um outro inquérito, que investiga a existência de contas secretas na Suíça em seu nome e de familiares. A suspeita também embasa relatório que pede a abertura de processo contra Cunha no Conselho de Ética da Câmara.

Ausente neste domingo, Aníbal Gomes é investigado em inquérito cujo personagem central é o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Segundo o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), Gomes passou por cirurgia e está de licença médica.

(Veja, abaixo, a tabela que preparamos. Ao clicar, é possível ver o levantamento completo e nossa apuração.)

Fonte: STF e Câmara dos Deputados

O partido com mais deputados investigados na Lava Jato é o PP, com 17 parlamentares. Dois deles votaram contra o impeachment: Waldir Maranhão (MA) e Roberto Britto (BA). Missionário José Olímpio (SP), hoje no DEM, já foi do PP e tem sua conduta investigada por sua atuação na legenda antiga.

Já os dois deputados do PT na mira da Lava Jato votaram contra o impeachment. Vander Loubet (MS) e José Mentor (SP) são apontados como recebedores de dinheiro cuja origem é do esquema na Petrobras. Janot ofereceu denúncia em 2015 contra Loubet, segundo a qual o petista participou de um esquema na BR Distribuidora, subsidiária da petrolífera.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.