🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Crucifixo do Papa não mostra pessoa de braços cruzados como faraó egípcio

Por Luiz Fernando Menezes

3 de novembro de 2020, 13h20

Uma foto em que o papa Francisco aparece usando o crucifixo que representa a metáfora bíblica do Bom Pastor circula nas redes sociais com a falsa alegação de que a imagem traria "uma pessoa de braços cruzados, à semelhança de faraó do antigo Egito" (veja aqui). Na realidade, o acessório mostra Jesus segurando as pernas de uma ovelha que repousa em seus ombros. Atrás dele, há um rebanho e, acima, a pomba que simboliza o Espírito Santo.

A peça de desinformação acumula ao menos 2.000 compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (3). Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Observem o crucifixo que esse comunista usa. Não tem a imagem de Jesus com os braços abertos. Pelo contrário, tem a imagem de uma pessoa com os braços cruzados, à semelhança de um Faraó do antigo Egito. Ele também só usa sapato preto. Este é o falso Pastor, que prepara a vinda do Anti-cristo.

Fotos que destacam o crucifixo utilizado pelo papa Francisco vêm sendo compartilhadas nas redes com mensagens que afirmam que o amuleto não traria a imagem de Jesus, mas sim uma pessoa de braços cruzados que se assemelha a um faraó. Segundo as publicações, esta seria uma indicação de que o papa seria um “falso pastor”. O crucifixo, no entanto, é uma representação de uma metáfora bíblica, a do Bom Pastor.

O amuleto traz a imagem de um homem que simboliza Jesus carregando uma ovelha perdida em seus ombros enquanto é seguido pelo rebanho. A cruz também traz uma pomba, que representa o Espírito Santo. A cruz peitoral utilizada pelo papa é a mesma desde a época em que ele era bispo.


A metáfora, encontrada na Bíblia no Evangelho de João, afirma que "o bom pastor dá a vida pela ovelhas" e, entre outras interpretações, alude à responsabilidade do sacerdote com seus fiéis como a de um dedicado pastor com seu rebanho de ovelhas.

Interpretações incorretas sobre o crucifixo do papa também circularam nas redes sociais italianas. Em 2017, o amuleto foi considerado um símbolo maçônico, o que foi desmentida por sites católicos.

Referências:

1. Zieglers
2. BibliaOn
3. Aleteia


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.