Comitiva dos EUA que compareceu ao funeral do papa não era composta apenas por Trump e Melania

Compartilhe

Não é verdade que a comitiva dos Estados Unidos que compareceu ao funeral do papa Francisco no Vaticano no último sábado (26) era composta apenas pelo presidente Donald Trump e por sua mulher, Melania Trump. As peças de desinformação, que usam o dado falso para fazer uma comparação com a comitiva brasileira, omitem que ao menos outras 27 pessoas representaram o país na cerimônia.

O conteúdo enganoso foi enviado por leitores do Aos Fatos para a Fátima, nossa robô checadora (fale com a Fátima). Os posts falsos acumulavam 30 mil curtidas no Instagram, 21 mil compartilhamentos no Facebook e milhares de compartilhamentos no X até a tarde desta terça-feira (29).

Enquanto os EUA, potência mundial, enviam apenas o presidente e sua esposa para o funeral do papa, Lula leva a gangue toda, uma comitiva de mais de 17 abutres.

Imagem comparativa de duas comitivas presentes no funeral do papa Francisco. Na parte superior está o presidente americano Donald Trump, homem branco de cabelos loiros, usando terno azul escuro e gravata vermelha, ao lado de sua esposa, Melania Trump, mulher branca de cabelos castanhos, trajando um casaco branco. No centro da imagem está escrito: ‘COMITIVA DO TRUMP’. Na parte inferior, uma foto mostra o presidente Lula, homem branco, de barba e cabelos grisalhos, vestindo terno escuro, ao lado de sua esposa, Janja, e outras autoridades brasileiras, todos usando roupas formais escuras. Legenda em letras vermelhas diz: ‘COMITIVA DO LULA’, e números identificam 17 pessoas.

Posts nas redes mentem ao afirmar que apenas o presidente Donald Trump e a primeira-dama Melania Trump compunham a comitiva americana que compareceu ao funeral do papa no Vaticano. Segundo a imprensa do país, ao menos outras 27 pessoas, entre autoridades e convidados, também estiveram no velório.

Quinze parlamentares americanos (veja aqui e aqui) formaram uma delegação bipartidária para acompanhar os ritos fúnebres na Praça de São Pedro. O republicano Steve Scalise e a democrata Nancy Pelosi publicaram registros de parte da comitiva nas redes (veja abaixo).

A imprensa americana ainda divulgou que a chefe de gabinete da Casa Branca, Susie Wiles, o vice-chefe de gabinete, Dan Scavino, e o conselheiro de Segurança Nacional, Mike Waltz, também acompanharam o presidente no funeral. Outras seis autoridades completaram o grupo que foi ao Vaticano no avião presidencial.

O documento divulgado pela Santa Sé que lista os membros da comitiva também inclui John Bush, diretor assistente de Segurança do Departamento de Estado americano, e dois agentes dos serviços secretos, Kevin Helgert e Matthew Piant.

As peças de desinformação usam o dado falso para criticar o governo brasileiro, que teria enviado 17 pessoas à cerimônia. Na verdade, a lista divulgada pelo governo federal mostra um total de 20 pessoas — entre ministros, parlamentares e assessores especiais.

Além delas, também viajou no avião da Força Aérea a procuradora da Fazenda Nacional e namorada do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, Rita Nolasco.

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT), atual presidente do Banco dos Brics, também acompanhou o funeral, mas não integrava a comitiva brasileira.

Esta peça de desinformação também foi desmentida pelo Fato ou Fake, pela Reuters e pelo Estadão Verifica.

O caminho da apuração

Aos Fatos consultou a imprensa italiana, que publicou a lista do Vaticano com os convidados oficiais do funeral do papa Francisco. A reportagem encontrou, então, informações na imprensa americana de que outras nove pessoas viajaram com Trump e Melania no avião presidencial. O Congresso americano também enviou 15 parlamentares para acompanhar o funeral.

A reportagem usou o mesmo documento oficial da Santa Sé para verificar quantas pessoas compunham a comitiva brasileira. Também pesquisamos informações sobre eventuais membros adicionais em reportagens publicadas na imprensa.

Compartilhe

Leia também

falsoNikolas Ferreira não votou para derrubar veto de Lula e deixar luz mais cara

Nikolas Ferreira não votou para derrubar veto de Lula e deixar luz mais cara

falsoTrump não ameaçou líderes mundiais que manifestaram apoio ao Irã

Trump não ameaçou líderes mundiais que manifestaram apoio ao Irã

falsoVídeo mostra acidente aéreo nos EUA, não destruição em Israel ou no Irã

Vídeo mostra acidente aéreo nos EUA, não destruição em Israel ou no Irã