🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Comandante dos fuzileiros navais dos EUA não anunciou fim da vacinação obrigatória para militares

Por Luiz Fernando Menezes

25 de novembro de 2021, 15h26

É falso que o general-comandante do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, David Berger, disse que seus subordinados não seriam obrigados a se vacinar contra a Covid-19, como afirmam publicações nas redes sociais (veja aqui). Aos Fatos não encontrou registro de fala semelhante e a corporação desmentiu a alegação. A imunização para a doença é obrigatória nas Forças Armadas dos EUA desde setembro deste ano.

As postagens enganosas reuniam ao menos centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (25), e também circulam no WhatsApp (Fale com Fátima).


Selo falso

Circula nas redes sociais uma alegação de que o general-comandante do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, David Berger, teria dito ao secretário de Defesa, Lloyd Austin, que não haveria vacinação obrigatória para sua equipe, o que não é verdade. Além de não haver registro de que o oficial tenha feito tal declaração, a corporação negou o teor das postagens em nota enviada a agências de checagem americanas (aqui e aqui).

Os fuzileiros navais americanos são obrigados a se vacinar desde o dia 1º de setembro de 2021, com prazo de 90 dias para quem está na ativa e 120 dias para quem está na reserva. Todos os militares dos EUA precisam estar completamente imunizados, com prazos diferentes para cada força armada (veja aqui).

A peça de desinformação omite que Berger tomou a vacina contra a Covid-19 e tem encorajado outros militares a seguirem o exemplo. Em seu perfil no Twitter, no dia 22 de dezembro de 2020, por exemplo, o general publicou uma foto em que aparece recebendo uma dose, com a legenda “quando as vacinas estiverem disponíveis, eu encorajo todos os fuzileiros e suas famílias a serem vacinados e diminuir a transmissão do vírus”.

Em entrevista recente ao site Marine Corps Times, Berger disse que se recusar a se vacinar vai contra a missão dos fuzileiros navais, e culpou a desinformação e as teorias da conspiração pelo atraso da imunização de sua equipe.

A peça de desinformação usa como fonte o site Real Raw News, que publica apenas textos falsos. Na seção “Sobre nós”, o blog explica que as informações divulgadas são para fins de entretenimento e que se trata de um “website que contém humor, paródia e sátira”.

Antes de circular em português, a alegação enganosa viralizou em inglês, em agosto deste ano, logo após o governo americano anunciar que a vacinação de militares seria obrigatória. Naquela época, ela foi desmentida pelas equipes da Reuters, AFP, USA Today e Politifact. No Brasil, essa desinformação já foi checada pelo Estadão Verifica e pelo Fato ou Fake.

Referências:

1. USA Today
2. AFP
3. Fuzileiros Navais dos EUA
4. Axios
5. Twitter (@CMC_MarineCorps)
6. Marine Corps Times
7. Real Raw News
8. CNN


Aos Fatos integra o Third Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.