Com apoio do WhatsApp e da IFCN, Aos Fatos usará arte para combater desinformação sobre vacinas

Compartilhe

Um projeto do Aos Fatos foi um dos sete ao redor do mundo selecionados pelo Vaccine Grant Program, iniciativa criada pelo WhatsApp e pela IFCN (International Fact-Checking Network) para financiar ideias inovadoras de combate à desinformação sobre vacinas contra Covid-19. Chamada Artefato, a campanha do Aos Fatos vai unir arte e informação de qualidade para difundir conhecimento sobre os imunizantes no Brasil.

Para isso, o projeto vai contratar artistas para criarem obras exclusivas relacionadas à Covid-19 que serão compartilhadas nas redes sociais. O objetivo é que essas obras atraiam a atenção para respostas a dúvidas frequentes sobre vacinas e outras medidas de combate ao novo coronavírus que também serão difundidas.

"Um dos desafios do jornalismo profissional tem sido restabelecer a confiança de leitores em fatos verificáveis e fontes com autoridade. Já a arte carrega consigo um apelo emocional forte, inspira, gera empatia. As particularidades dessas duas áreas são complementares e podem ser decisivas no combate à desinformação", diz Tai Nalon, diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos.

Ao fim da campanha, os artistas serão convidados a leiloar as obras originais. Parte desses recursos irá para instituições filantrópicas que trabalham com comunidades ​​gravemente afetadas pela pandemia. O projeto Artefato visa beneficiar artistas, brasileiros vulneráveis ​​e verificadores de fatos, aumentando a confiança entre os seguidores.

Diante da urgência em combater a desinformação sobre a vacina, o Artefato será lançado em 31 de maio. “Estamos realmente entusiasmados em ver em funcionamento as diversas estratégias inovadoras para alcançar mais pessoas com informações de qualidade durante este momento de vacinação global", afirmou o diretor da IFCN Baybars Örsek.

Os sete projetos selecionados no Vaccine Grant Program dividirão US$ 500 mil para desenvolver alternativas inovadoras no combate à desinformação. “Estamos orgulhosos da parceria com o Poynter Institute e a rede global de organizações de fact-checking para apoiar esse trabalho crítico de levar a pessoas no mundo todo fatos que salvam vidas em torno das vacinas contra a Covid-19”, disse Orlando Watson, líder de parcerias estratégicas do WhatsApp.

Conheça os projetos selecionados:

Aos Fatos (Brasil)
Projeto: Artefato
Descrição: Obras de artes sobre Covid-19 criadas especialmente para o projeto serão usadas para distribuir informação sobre vacinas e outras medidas de combate ao novo coronavírus.

Africa Check (África do Sul)
Projeto: Keep COVID-19 Vaccine Facts Going
Descrição: Produção de conteúdos audiovisuais relacionados a saúde, Covid-19 e desinformação sobre vacinas em idiomas de comunidades com menos acesso à informação no Quênia, na Nigéria, no Senegal e na África do Sul.

EFE Verifica (Espanha)
Projeto: Farmacheck
Descrição: Projeto colaborativo com o Conselho Geral de Farmacêuticos da Espanha para distribuir pôsteres nas farmácias com um código QR que direciona para um site com informações sobre vacinas e um canal no WhatsApp que esclarece dúvidas sobre Covid-19.

Full Fact (Reino Unido)
Projeto: Community-led Responses to Vaccine Hesitancy
Descrição: Parcerias com organizações de comunidades negras, asiáticas e de minorias étnicas no Reino Unido para distribuir checagens sobre Covid-19 e informações sobre vacinas.

Liputan6.com (Indonésia)
​​​​​​​Projeto: Anti-Hoax Protection with WhatsApp Chatbot
​​​​​​​Descrição: Criação de um chatbot no WhatsApp para combater boatos sobre vacinas. O projeto também fará parceria com rádios comunitárias para distribuir o conteúdo checado e apoiará programas de alfabetização em mídia virtual para combater a desinformação sobre vacinas.

Reuters (EUA)
​​​​​​​Projeto: ¡Confirma!
​​​​​​​Descrição: Produção de checagens sobre vacinas com gráficos para serem compartilhadas via celular visando atender a população hispânica nos Estados Unidos e a população em geral no México.

VishvasNews (Índia)
​​​​​​​Projeto: Sach Ke Sathi: Yes for Vaccine
Descrição: Projeto de distribuição de checagem de fatos e treinamento de alfabetização midiática com o apoio de grupos WhatsApp em quatro estados indianos.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo engana ao dizer que desfile do 7 de Setembro em Brasília estava vazio

Vídeo engana ao dizer que desfile do 7 de Setembro em Brasília estava vazio

falsoÉ falso que apresentadora da CNN defendeu Silvio Almeida das acusações de assédio

É falso que apresentadora da CNN defendeu Silvio Almeida das acusações de assédio

falsoVídeo do 7 de Setembro de 2022 circula como se fosse deste ano

Vídeo do 7 de Setembro de 2022 circula como se fosse deste ano