🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Com apoio da Google News Initiative, Aos Fatos lança boletim semanal em vídeo

1 de junho de 2020, 13h15

Com o apoio da Google News Initiative, Aos Fatos lança nesta segunda-feira (1) o Boletim Aos Fatos, uma série de vídeos semanais com informações verificadas e análises sobre desinformação para serem exibidos em reportagens, plataformas sociais e aplicativos de mensagens.

O primeiro vídeo desta série focada em desinformação em tempos de pandemia desmente boatos de que substâncias presentes nas folhas de boldo seriam eficientes no combate à Covid-19. Isso é falso. Conforme Aos Fatos mostrou em duas oportunidades, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde afirmam que nenhuma das substâncias presentes no boldo provou-se eficaz no tratamento da doença.

"Nosso desafio nesta pandemia é tornar didáticos aqueles conteúdos que, pela natureza dos fatos, são de difícil compreensão. Comunicamos com um público amplo, acostumado a se informar pelas redes sociais, daí a necessidade de pensar sempre em novos formatos. Por isso, com o apoio do Google, criamos uma unidade audiovisual na nossa redação para transformar nossas checagens em vídeos rápidos e didáticos", diz Tai Nalon, diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos.

"Garantir que informação de qualidade chegue ao maior número de pessoas é um dos pilares do trabalho do Google no combate à desinformação. Iniciativas como a do Aos Fatos são fundamentais para que possamos avançar e ampliar o alcance da verificação de fatos também em vídeo", diz Fabiana Zanni, News Lab Lead para o Brasil.

Ao longo dos próximos três meses, Aos Fatos publicará semanalmente vídeos com esclarecimentos sobre os mais populares boatos relacionados ao novo coronavírus, além de breves análises sobre campanhas de desinformação e infodemia. Para ver toda a produção de vídeos do Aos Fatos nesse período, basta acessar semanalmente seu canal no YouTube aqui.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.