Com apoio da Google News Initiative, Aos Fatos lança boletim semanal em vídeo

1 de junho de 2020, 13h15


Com o apoio da Google News Initiative, Aos Fatos lança nesta segunda-feira (1) o Boletim Aos Fatos, uma série de vídeos semanais com informações verificadas e análises sobre desinformação para serem exibidos em reportagens, plataformas sociais e aplicativos de mensagens.

O primeiro vídeo desta série focada em desinformação em tempos de pandemia desmente boatos de que substâncias presentes nas folhas de boldo seriam eficientes no combate à Covid-19. Isso é falso. Conforme Aos Fatos mostrou em duas oportunidades, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde afirmam que nenhuma das substâncias presentes no boldo provou-se eficaz no tratamento da doença.

"Nosso desafio nesta pandemia é tornar didáticos aqueles conteúdos que, pela natureza dos fatos, são de difícil compreensão. Comunicamos com um público amplo, acostumado a se informar pelas redes sociais, daí a necessidade de pensar sempre em novos formatos. Por isso, com o apoio do Google, criamos uma unidade audiovisual na nossa redação para transformar nossas checagens em vídeos rápidos e didáticos", diz Tai Nalon, diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos.

"Garantir que informação de qualidade chegue ao maior número de pessoas é um dos pilares do trabalho do Google no combate à desinformação. Iniciativas como a do Aos Fatos são fundamentais para que possamos avançar e ampliar o alcance da verificação de fatos também em vídeo", diz Fabiana Zanni, News Lab Lead para o Brasil.

Ao longo dos próximos três meses, Aos Fatos publicará semanalmente vídeos com esclarecimentos sobre os mais populares boatos relacionados ao novo coronavírus, além de breves análises sobre campanhas de desinformação e infodemia. Para ver toda a produção de vídeos do Aos Fatos nesse período, basta acessar semanalmente seu canal no YouTube aqui.