É uma montagem a reprodução de uma reportagem da CNN Portugal com a legenda “Comandante russo acorda morto na Ucrânia”, compartilhada em postagens nas redes sociais (veja aqui). O texto foi inserido na imagem original, que foi ao ar no dia 30 de abril, com a legenda “20 civis foram retirados pela ONU da fábrica Azovstal”. Na ocasião, a emissora reproduziu uma reportagem sobre o resgate de pessoas na cidade ucraniana de Mariupol durante a guerra com a Rússia.
A imagem editada foi disseminada principalmente no Facebook, onde acumula ao menos 1.500 compartilhamentos. A montagem também circula no Twitter e no Instagram.
Não foi veiculada na CNN Portugal a legenda “Comandante russo acorda morto na Ucrânia”, como afirmam postagens que compartilham uma reprodução de tela da emissora para questionar a credibilidade da imprensa. No vídeo original, veiculado na noite de 30 de abril, o texto que aparece é “20 civis foram retirados pela ONU da fábrica Azovstal”, em uma reportagem sobre a retirada de civis ucranianos da cidade de Mariupol.
O horário presente na imagem (20h22) e o texto abaixo da legenda (“discutir rumo estratégico após derrota eleitoral”) permitem atestar que as peças de desinformação usaram um frame do minuto 19’11 da reportagem original (veja abaixo).
A jornalista Ana Sofia Cardoso, que aparece nas imagens, disse ao Aos Fatos que a imagem é falsa e que não noticiou nenhuma reportagem com teor semelhante.
Até o momento, 101 civis ucranianos que estavam na siderúrgica Azovstal foram resgatados em uma operação coordenada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Os cidadãos estavam escondidos na usina para se proteger dos bombardeios russos que atingiram a cidade.
Outras checagens feitas por Aos Fatos sobre a guerra na Ucrânia podem ser lidas aqui.
Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.