🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

CNN não fez pesquisa eleitoral sobre disputa entre Moro e Bolsonaro à Presidência

Por Ana Rita Cunha

28 de abril de 2020, 12h58

É falso que a CNN fez uma pesquisa testando o cenário de disputa eleitoral entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro da Justiça Sergio Moro pela Presidência da República em 2022. O tweet (veja aqui) que circula nas redes sociais com os supostos resultados da pesquisa é de um perfil que se define como satírico (@CNNBarsil) e simula o da emissora CNN Brasil (@CNNBrasil). Uma diferença importante entre as duas contas é que a oficial tem o selo de perfil verificado no Twitter, o que não aparece na conta apócrifa.

A publicação da conta satírica sobre a pesquisa foi feita no último sábado (25). Em busca no perfil oficial da emissora, Aos Fatos não encontrou nenhum resultado de pesquisa eleitoral feita pela CNN Brasil naquela data ou em qualquer outra.

No Facebook, publicações que compartilham a imagem do tweet da falsa pesquisa reuniam ao menos 2.100 compartilhamentos nesta terça-feira (28) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).


FALSO

Pesquisa: Em pesquisa relâmpago da CNN para a presidência da República em 2022 Moro perder para Bolsonaro o ex-ministro só teve 14% contra 86% do presidente foram entrevistados quase 3 mil pessoas em todo Brasil.

Diferentemente do que afirmam publicações nas redes sociais, a CNN Brasil não fez uma pesquisa testando o cenário de disputa eleitoral entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro da Justiça Sergio Moro pela Presidência da República em 2022. O tweet cuja imagem circula nas redes sociais é, na verdade, de uma conta que se identifica como "perfil fake" que publica "paródia, sátiras e notícias engraçadas".

O perfil oficial da CNN Brasil é @CNNBrasil, já o perfil satírico que circula com a pesquisa falsa é @CNNBarsil. Outra diferença importante é que apenas a conta oficial tem o selo de perfil verificado, que é uma marca de autenticidade aplicada pelo Twitter para contas de interesse público.

O tweet sobre a falsa pesquisa foi publicado no perfil apócrifo no dia 25 de abril. Nem nessa data, nem em nenhuma outra, consta qualquer publicação da CNN Brasil sobre uma pesquisa feita pela própria emissora avaliando cenários eleitorais para 2022. Essa não é a primeira vez que circulam peças de desinformação sobre supostas pesquisas eleitorais da CNN. Em março, Aos Fatos checou um tweet de outro perfil satírico sobre uma falsa enquete eleitoral no Twitter que circulava como se fosse do perfil oficial da emissora.

Não existe até o momento nenhuma pesquisa pública testando uma disputa eleitoral entre Bolsonaro e Moro. A pesquisa mais recente sobre os dois políticos é a do instituto Datafolha divulgada nesta terça-feira (28), que mede apenas a avaliação da população sobre os dois. Segundo a pesquisa, 64% dos brasileiros avaliam o desempenho de Moro no Ministério da Justiça e Segurança Pública como bom ou ótimo, e 8% avaliam como ruim ou péssimo. O desempenho de Bolsonaro na Presidência é avaliado como bom ou ótimo por 33% dos brasileiros e, ruim ou péssimo por 38%.

Referências:

1. Twitter

2. Aos Fatos

3. Folha de S. Paulo


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.