🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

CNN Brasil não noticiou que esquerda pagou black blocs para vandalizar Brasília

Por Marco Faustino

13 de janeiro de 2023, 13h33

É mentira que a CNN Brasil noticiou que a esquerda pagou black blocs para quebrarem Brasília no domingo (8), como fazem crer publicações nas redes sociais. No trecho compartilhado com a falsa descrição, a jornalista Daniela Lima cita uma conversa que teve com um senador sobre os bastidores da depredação das sedes dos Três Poderes. Segundo o relato, um agente da Polícia Legislativa afirmou ter testemunhado um vândalo fazendo pedido de Pix, o que reforçaria a suspeita de que golpistas foram financiados. Em nenhum momento movimentos ou partidos de esquerda são citados.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 6.500 compartilhamentos no Facebook e 6.300 curtidas no Instagram nesta sexta-feira (13).


Selo falso

A esquerda pagou black blocs para quebrar tudo em Brasília!!! A verdade está aparecendo!!!!

Posts tiram de contexto trecho da CNN Brasil para alegar que esquerda pagou black blocs para vandalizar Brasília, o que não foi mencionado pela emissora

Publicações nas redes sociais difundem um trecho do programa CNN360°, da CNN Brasil, exibido na terça-feira (10), para alegar falsamente que a emissora revelou que a esquerda pagou para que vândalos, citados como black blocs, depredassem prédios públicos em Brasília no domingo (8). Em nenhum momento do vídeo é mencionado que movimentos ou partidos de esquerda financiaram os atos terroristas vistos na capital federal.

No trecho compartilhado com a falsa descrição, que pode ser visto em 2h36m42, a jornalista e apresentadora do programa, Daniela Lima, fala de uma conversa que teve com o senador Otto Alencar (PSD-BA). Segundo ela, o parlamentar relatou ter conversado com um policial legislativo que teria dito que viu um manifestante fazendo uma chamada de vídeo para mostrar a depredação do local e cobrar o Pix pelo “serviço”, o que reforça as suspeitas de que os golpistas contaram com algum tipo de financiamento. Não há citação sobre o posicionamento político ou ideológico do golpista.

Confira abaixo o trecho original e estendido do que foi comentado pela jornalista na transcrição abaixo:

Conversando com o senador Otto Alencar, ele me falou: ‘Eu fui conversar com os agentes da Polícia Legislativa, porque eu queria entender (...) qual é desses caras. E mais, né? Para CPI, para ter o foco, o foco é entender quem financia’. Eu falei, mas por que senador? Ele disse: “Um agente com o qual eu conversei hoje longamente no Senado Federal me disse que, quando estava dentro do plenário tentando fazer com que os manifestantes saíssem, viu um manifestante fazendo uma chamada de vídeo para mostrar o estado das coisas e dizendo ‘terminei o serviço, pode fazer o Pix’.”

Há, portanto, uma forte desconfiança de que as pessoas foram pagas para fazer isso que você está vendo aí [depredação no plenário do Senado]. O senador também me disse que foi ver os presos pela polícia do Senado, que foram cerca de 30 pessoas, e segundo ele, são pessoas muito simples, que não teriam recursos para, sozinhas, fretar ônibus, irem para Brasília e fazer o que foi feito aí. Então, assim, o foco nasce, em especial, por esses relatos de “terminei o serviço, pode fazer o Pix”.

Otto Alencar afirmou ter ido conversar com agentes da Polícia Legislativa para levantar informações para uma eventual CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que já conta com o número necessário de assinaturas para abertura.

A tática de atribuir a culpa dos atos de violência e depredação a “infiltrados” de esquerda ganhou as redes desde o domingo, como mostrou Aos Fatos, e foi veiculada também pela Jovem Pan durante a cobertura ao vivo no domingo (8).

Referências:

1. YouTube
2. Jota
3. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.