Horas depois de o Hospital Sírio-Libanês divulgar que o presidente Lula (PT) teve que ser submetido a uma cirurgia de emergência, passaram a circular nas redes publicações que se aproveitavam do caso para gerar engajamento por meio de desinformação e teorias conspiratórias.
Em levantamento realizado nesta manhã no Facebook, no Instagram e no X (ex-Twitter), Aos Fatos identificou dezenas de publicações que lançam dúvidas sobre o estado de saúde do petista ou afirmam que ele teria morrido no hospital. Algumas das peças enganosas, inclusive, comemoram a falsa morte do presidente (veja abaixo).
Diferentemente do que sugerem os posts, o procedimento cirúrgico para a drenagem de uma hemorragia intracraniana foi um sucesso e Lula está consciente e se alimentando. A informação foi divulgada na manhã desta terça (10) pela equipe médica do Hospital Sírio-Libanês.
Ignorando as informações divulgadas pelo noticiário, também têm viralizado publicações caça-clique que põem em dúvida o desfecho da cirurgia. Mensagens como “foi confirmado a triste notícia de Lula” e “Lula não aguentou e teve que fazer” são acompanhadas de links para sites externos e pouco confiáveis.
Nova internação, velha desinformação
O movimento desinformativo de usar a saúde do presidente para gerar engajamento existe desde as eleições de 2022 e ganha tração sempre que algum problema de saúde de Lula chega ao noticiário. Os boatos são alimentados pela idade avançada e pelo histórico médico do petista, que tem 79 anos.
Esses conteúdos enganosos começaram a circular pouco depois das eleições, em novembro de 2022, quando o então presidente eleito realizou exames de rotina no Sírio-Libanês de São Paulo.
Apesar de o hospital ter anunciado na época que Lula não apresentava problemas de saúde, passou a circular nas redes a teoria conspiratória de que ele teria morrido e substituído por um sósia para manter a esquerda no poder.
Essa teoria da conspiração voltou a circular nesta manhã (veja abaixo).
Desde que se elegeu, o presidente visitou o Sírio-Libanês em diversos momentos para exames de rotina e procedimentos médicos:
- Em dezembro de 2022, ele fez uma laringoscopia — exame para avaliar eventuais problemas na laringe — no Sírio Libanês. Lula teve câncer na garganta em 2012;
- Em setembro de 2023, o petista passou por uma cirurgia de atroplastia total para corrigir um problema no quadril e por uma blefaroplastia, procedimento realizado nas pálpebras;
- No episódio mais recente, ocorrido em outubro deste ano, o presidente foi hospitalizado após um acidente doméstico em que bateu a cabeça após uma queda. Foi esse o caso que, agora, o levou a ser operado por conta da hemorragia intracraniana.
Todos esses casos levaram à viralização de peças de desinformação e caça-cliques semelhantes aos que têm circulado recentemente.
Colaborou Milena Mangabeira.
O caminho da apuração
Aos Fatos realizou buscas por publicações recentes com as palavras “Lula” e “cirurgia” no Facebook, no Instagram e no X e identificou dezenas de peças enganosas que se aproveitavam do caso para gerar mentir sobre o estado de saúde do presidente ou obter engajamento.
A reportagem também recuperou outros casos semelhantes que aconteceram desde a eleição de Lula, em novembro de 2022.