Circulação de trens em trecho da ferrovia Norte-Sul não começou no governo Bolsonaro

Compartilhe

Não é verdade que a circulação de trens na ferrovia Norte-Sul só foi iniciada no governo Bolsonaro, como indicam postagens nas redes sociais que trazem vídeo de uma composição passando pela estrada de ferro em Mara Rosa (GO) (veja aqui). O trecho mostrado nas imagens foi concluído em 2014, na gestão Dilma Rousseff (PT), e tem sido usado como rota ferroviária por empresas desde 2015.

As peças de desinformação contam com ao menos 5.147 compartilhamentos nesta quinta-feira (10) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento do Facebook (saiba como funciona).


FALSO

Obra PRESIDENTE BOLSONARO 🇧🇷 🇧🇷😂 MINISTRO TARCÍSIO 🇧🇷🇧🇷 PARABÉNS 🎉🥳🎉🥳Começam os trens a circular pela ferrovia Norte-Sul! Um sonho de mais de 30 anos começa a se tornar realidade! Vejam o tamanho da composição! Este vídeo foi feito nas proximidades de Mara Rosa (GO), próximo a Uruaçú! É um novo Brasil!...👍🇧🇷👏👏🤩😎 Obra de Bolsonaro! Isso não vai passar nunca na Rede Esgoto de Televisão!

Publicações nas redes sociais atribuem ao governo Bolsonaro a construção e a circulação de trens em um trecho da ferrovia Norte-Sul concluído em 2014 e que tem sido explorado por empresas desde 2015, durante a gestão Dilma. O vídeo que acompanha as postagens mostra uma composição passando pela estrada de ferro em Mara Rosa (GO), cidade entre Palmas (TO) e Anápolis (GO).

Entre fevereiro de 2015 e janeiro de 2019, o trecho foi utilizado pelos trens de carga da empresa pública Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. Em março de 2019, o governo federal, já sob Bolsonaro, realizou o leilão para conceder à iniciativa privada o tramo central, entre Porto Nacional (TO) e Estrela D'Oeste (SP). A concorrência foi planejada ainda na gestão Michel Temer (MDB), como mostra aviso publicado em novembro de 2018 no Diário Oficial da União.

A vencedora Rumo S.A assinou o contrato em julho de 2019, mas o início efetivo de suas operações está previsto apenas para o ano que vem. O contrato prevê a exploração da infraestrutura e a prestação do serviço público de transporte ferroviário, além da manutenção e da conservação da ferrovia.

Por e-mail, a empresa afirmou que tem coordenado e autorizado a circulação de trens de outras companhias entre Porto Nacional (TO) e Anápolis (GO) desde agosto do ano passado. O trem mostrado no vídeo pertence a uma dessas empresas. A composição partiu de Anápolis (GO) com destino a Porto Nacional (TO) em 16 de outubro de 2020, passando pelo trecho em Mara Rosa (GO), onde foi filmado.

Histórico. A construção da ferrovia Norte-Sul foi iniciada em 1987, durante a gestão de José Sarney (MDB), de Açailândia (MA) a Anápolis (GO). Em 2006, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) incorporou um trecho ao norte, Açailândia (MA) – Barcarena (PA). Em 2008, o petista estendeu a ferrovia para o sul até a cidade paulista de Panorama. Em 2015, Dilma Rousseff incluiu mais dois trechos, de Panorama (SP) a Chapecó (SC) e entre Chapecó (SC) e Rio Grande (RS).

De acordo com a concessionária Rumo, neste ano, ainda estão sendo realizadas obras para finalizar a ligação férrea da Norte-Sul entre São Paulo, Goiás e Minas Gerais. Em outubro, o governo federal fez visita técnica no trecho.

Esta peça de desinformação também foi checada pela Agência Lupa e pelo Projeto Comprova com publicações no Estadão Verifica e no UOL.

Referências

  1. Valec (1 e 2)
  2. Governo Federal (1 e 2)
  3. Diário Oficial da União
  4. Agência Lupa
  5. Estadão Verifica
  6. UOL

Compartilhe

Leia também

falsoSuperior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

Superior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

falsoÉ falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

É falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

fátima
Fátima