China não homenageou Palestina em uniforme criado para a Olimpíada de Paris

Compartilhe

Não é verdade que a China criou uniformes inspirados na bandeira palestina para os Jogos Olímpicos de Paris, como alegam publicações nas redes. A imagem compartilhada pelas peças de desinformação faz parte de um ensaio fotográfico que foi publicado pela Vogue China no ano passado e não tem relação com o evento esportivo internacional.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 2.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (23).

Que lindo isso. A China escolheu um design inspirado na bandeira palestina para os Jogos Olímpicos de Paris 2024

Foto mostra mulher com roupa verde e preta atirando com arco e flecha

Posts nas redes enganam ao alegar que a China se inspirou na bandeira da Palestina para criar os uniformes dos atletas que vão disputar os Jogos Olímpicos de Paris. A imagem usada pelas peças de desinformação faz parte de um ensaio fotográfico publicado pela Vogue China que não tem relação com o evento esportivo internacional.

A foto usada nas peças de desinformação foi publicada no Instagram pela diretora de moda e estilista da Vogue Vivienne Sun em 4 de setembro de 2023 (veja abaixo), mas circula nas redes ao menos desde agosto daquele ano, quando o ensaio foi feito. As imagens foram produzidas pelo fotógrafo Leslie Zhang com a modelo He Cong.

O ensaio teve como tema os Jogos Asiáticos, que aconteceram entre setembro e outubro do ano passado em Hangzhou, na China. As imagens, portanto, não têm qualquer relação com as Olimpíadas de Paris.

Os uniformes que serão usados pelos atletas da delegação chinesa foram divulgados pela imprensa do país (veja abaixo) e levam as cores da bandeira da própria China — e não da Palestina.

O caminho da checagem

Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou um ensaio fotográfico publicado na Vogue China em setembro do ano passado que continha a imagem usada pelas peças de desinformação.

A reportagem identificou então a modelo, o fotógrafo e demais profissionais envolvidos no ensaio por meio das redes sociais e do conteúdo publicado pela revista.

Compartilhe

Leia também

falsoTrump não convidou Lula para sua posse

Trump não convidou Lula para sua posse

falsoÉ falso que vídeo de Nikolas Ferreira sobre o Pix foi exibido na Times Square

É falso que vídeo de Nikolas Ferreira sobre o Pix foi exibido na Times Square

falsoCasa que resistiu a incêndio não fica em Los Angeles e não pertence a pastor

Casa que resistiu a incêndio não fica em Los Angeles e não pertence a pastor