🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Cena de videogame circula em postagens como se fosse de ataque russo à Ucrânia

Por Priscila Pacheco

24 de fevereiro de 2022, 17h36

Postagens nas redes sociais enganam ao difundir uma cena do jogo de videogame Arma 3, que simula combates de guerra, como se fossem imagens verdadeiras do recente ataque russo à Ucrânia (veja aqui). O vídeo está disponível no YouTube há pelo menos um ano.

As postagens têm ao menos 23 mil compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (24).


Selo falso

Guerra declarada. Russia inicia ataque a Ucrânia. Videos dos ataques nos comentários. #guerramundial

Jogo de videogame compartilhado como bombardeio real

Um trecho do jogo eletrônico Arma 3, desenvolvido pela empresa Bohemia Interactive e que simula cenas de guerra, tem sido compartilhado como se fosse um vídeo de um ataque aéreo da Rússia à Ucrânia.

Aos Fatos localizou as cenas no canal do YouTube Compared Comparison, especializado em conteúdo sobre games. As imagens estão em um vídeo de oito minutos sobre o jogo, publicado no dia 29 de janeiro de 2021. O trecho usado nas peças de desinformação começa a partir de 1 minuto e 11 segundos no material original. Confira no vídeo abaixo:

Nesta quinta-feira (24), forças armadas russas iniciaram um ataque militar de larga escala em território ucraniano, por terra, mar e ar. Bombardeios foram registrados em várias cidades, inclusive na capital Kiev. O governo da Ucrânia fala em mais de 50 mortes, incluindo civis, até o momento.

Aos Fatos desmentiu outras peças de desinformação relacionadas aos recentes ataques, como um vídeo e uma foto registrados na Faixa de Gaza em 2021 atribuídos à Ucrânia.

Referências:

1. Arma 3
2. Techtudo
3. Compared Comparison
4. BBC
5. G1
6. Veja


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.