Veja o que checamos nas entrevistas dos candidatos à Prefeitura de SP ao Roda Viva

Compartilhe

Aos Fatos está verificando as declarações de todos os candidatos à Prefeitura de São Paulo convidados ao Roda Viva, da TV Cultura. Entre os dias 12 de agosto e 9 de setembro, o programa recebe, nesta ordem, José Luiz Datena (PSDB), Tabata Amaral (PSB), Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB) e o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB). A data de entrevista dos candidatos foi definida por sorteio.

As checagens são produzidas em tempo real e lidas pela apresentadora do programa, Vera Magalhães, para desmentir ou adicionar contexto às declarações dadas pelos candidatos. No dia seguinte a cada programa, Aos Fatos publica um compilado com as principais alegações feitas pelo candidato.

Este texto será atualizado sempre no dia seguinte à entrevista com os postulantes.

Confira abaixo o que checamos até agora:


José Luiz Datena (PSDB)

Foto mostra o candidato José Luiz Datena (PSDB) durante entrevista ao programa Roda Viva

O tucano citou informações falsas ao alegar que nenhum hospital municipal possui atendimento ambulatorial. Datena também enganou ao dizer que não há campanhas municipais de combate à violência no trânsito e repetiu uma desinformação viral que sugere que o presidente Lula (PT) minimizaria o roubo de celulares. Leia a checagem completa.


Tabata Amaral (PSB)

Foto mostra a candidata Tabata Amaral (PSB) durante entrevista ao programa Roda Viva

A deputada federal selecionou apenas parte dos dados de uma pesquisa sobre empreendedorismo para argumentar que a cidade não é uma das cinco melhores para se fazer negócio no país — a capital paulista, na verdade, lidera o ranking geral. Amaral também enganou ao alegar que não conta com a ajuda da máquina governamental e que foi a candidata mais buscada no Google após os debates para a prefeitura. Leia a checagem completa.


Guilherme Boulos (PSOL)

Foto mostra o candidato Guilherme Boulos (PSOL) durante entrevista ao programa Roda Viva

O deputado federal citou informações falsas ao alegar que a Guarda Civil Metropolitana deixou de realizar rondas para garantir a segurança das escolas. Boulos também desinformou sobre o sistema de tratamento de lixo da capital e sobre o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos distritos mais pobres de São Paulo, que comparou erroneamente aos da Somália. Leia a checagem completa.


Pablo Marçal (PRTB)

Foto mostra Pablo Marçal sentado durante o Roda Viva

O ex-coach voltou a repetir a mentira de que não teria oferecido remuneração a seguidores que compartilhassem vídeos seus durante a pré-campanha. Ao longo da entrevista, Marçal também citou dados errados sobre a população periférica da capital e omitiu as promessas de preservação ambiental presentes nos planos de governo de adversários. Leia a checagem completa.


Ricardo Nunes (MDB)

Foto mostra Ricardo Nunes, no centro do Roda Viva, sorrindo

O prefeito de São Paulo enganou ao afirmar que sua gestão será responsável por inaugurar o primeiro centro de tratamento para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) na América Latina. Nunes também distorceu dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) ao dizer que todas as capitais do país registraram queda nos resultados em 2023 e exagerou o número de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) entregues em sua gestão. Leia a checagem completa.

Compartilhe

Leia também

falsoTrump não concedeu passaporte diplomático a Bolsonaro

Trump não concedeu passaporte diplomático a Bolsonaro

falsoÉ falso que Congresso aprovou lei que proíbe casamento homoafetivo no Brasil

É falso que Congresso aprovou lei que proíbe casamento homoafetivo no Brasil

falsoLula teve uma hemorragia intracraniana, não um ‘derrame cerebral’

Lula teve uma hemorragia intracraniana, não um ‘derrame cerebral’