Aos Fatos está verificando as declarações de todos os candidatos à Prefeitura de São Paulo convidados ao Flow Podcast. Até agora, o programa recebeu Pablo Marçal (PRTB), Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB) e Ricardo Nunes (MDB). A entrevista de Tabata Amaral (PSB) está marcada para o dia 27 de setembro.
As checagens são produzidas no dia seguinte à entrevista, e os links são distribuídos pelo Flow na descrição dos vídeos no YouTube e nas redes sociais.
Confira abaixo o que checamos até agora:
- 28.ago: Pablo Marçal (PRTB)
- 2.set: Guilherme Boulos (PSOL)
- 9.set: José Luiz Datena (PSDB)
- 10.set: Ricardo Nunes (MDB)
- 27.set: Tabata Amaral (PSB)
Pablo Marçal (PRTB)
O candidato do PRTB mentiu ao dizer que não remunerou seguidores no campeonato de cortes de vídeos que promoveu durante a pré-campanha — prática proibida pela Justiça Eleitoral. Marçal também distorceu fatos sobre o processo judicial pelo qual foi condenado em 2010 e exagerou ao citar números sobre os problemas de saneamento da capital paulista. Leia a checagem completa.
Guilherme Boulos (PSOL)
O deputado federal voltou a distorcer as regras do Conselho de Ética da Câmara para justificar seu voto pelo arquivamento de processo contra o André Janones (Avante-MG). Boulos também desinformou sobre problemas judiciais enfrentados por seus concorrentes Pablo Marçal e Ricardo Nunes. Leia a checagem completa.
José Luiz Datena (PSDB)
O candidato tucano enganou ao afirmar que dados obtidos de câmeras policiais provam que agentes atuaram dentro da lei em confrontos com criminosos. Também foram citadas informações falsas e distorcidas sobre o efetivo da polícia militar e a atuação da prefeitura em campanhas de conscientização contra acidentes de trânsito. Leia a checagem completa.
Ricardo Nunes (MDB)
O atual prefeito e candidato à reeleição subestimou as taxas de evasão escolar e o desempenho dos alunos da rede municipal no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Nunes também exagerou os feitos de sua gestão ao alegar que inaugurou 18 UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) desde 2021. Leia a checagem completa.
Tabata Amaral (PSB)
A deputada federal e candidata à prefeitura repetiu uma informação falsa já desmentida pelo Ministério Público de São Paulo sobre a participação da gestão de Ricardo Nunes em ações para desarticular o tráfico de drogas na Cracolândia. Amaral também enganou ao comparar índices de alfabetização distintos para dizer que a capital paulista foi “a que mais andou pra trás na educação”. Leia a checagem completa.