ChatGPT e sala de aula combinam?

Por Bruna Leite

29 de setembro de 2023, 17h00

Com o avanço da Inteligência Artificial generativa, professores temem que a tecnologia afete o desempenho dos alunos. Ao mesmo tempo, programas como o ChatGPT vêm sendo mal utilizados em ambientes de ensino, gerando até acusações equivocadas de plágio de trabalhos escolares e acadêmicos.

O #AosFatosNOAR explica como essa tecnologia funciona e de que forma professores podem fazer uso dessas ferramentas para ampliar as possibilidades de aprendizado em sala de aula. Confira:




Proibir ou ensinar a lidar. O medo de que os estudantes deixem de fazer as tarefas por sua conta devido às tecnologias de Inteligência Artificial não é exclusivo dos docentes brasileiros. Nos Estados Unidos, por exemplo, a rede de ensino de Nova York proibiu o uso do ChatGPT. No entanto, neste ano, o governo de Singapura determinou que alunos e professores devem aprender a utilizar a ferramenta corretamente.

No Brasil, a tecnologia ainda não foi regulada pelo Congresso, mas a falta de formação adequada dos professores para o uso desta tecnologia já provoca dores de cabeça.

Um exemplo disso tem sido o uso do ChatGPT por alguns professores que acreditam, de maneira enganosa, que a ferramenta seria confiável para detectar plágios em trabalhos escolares e acadêmicos. Até este momento, a tecnologia não se mostrou apropriada para esse tipo de uso, e docentes já foram acusados por alunos por avaliações erradas apresentadas pelo ChatGPT.

Leia mais
Investigamos Uso do ChatGPT gera conflitos na sala de aula e acusações de plágio sem provas

O que dizem os especialistas. Aos Fatos perguntou a alguns especialistas quais práticas poderiam ser úteis para fazer frente ao mau uso dessas ferramentas. Talvez, o maior consenso entre eles seja a necessidade de trazer o tema para sala de aula, de modo a desmistificar os usos da inteligência artificial na educação, buscando meios de inserir a tecnologia de forma benéfica no cotidiano da sala de aula.

Leia mais
Explicamos Como professores podem usar ferramentas de inteligência artificial em sala de aula
Investigamos Virais no TikTok atribuem poderes mágicos à IA e espalham desinformação sobre a tecnologia

Entre os tópicos que os professores podem trabalhar com os alunos está o questionamento sobre as limitações dessas ferramentas e sobre como elas podem reproduzir preconceitos, além do ensino de formas de checar se um conteúdo foi ou não foi gerado por IA.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.