Não é verdade que um compilado viral mostra registros das enchentes que atingem o estado americano do Texas, nos Estados Unidos. Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que nenhuma das cenas foram registradas recentemente em território americano. Além disso, ao menos uma das gravações foi gerada por IA (inteligência artificial).
Publicações com o conteúdo descontextualizado acumulavam 4.100 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (10).
Enchentes que assolam o Texas, nos EUA.

Posts nas redes têm compartilhado um compilado de vídeos antigos ou gerados artificialmente como se fossem cenas registradas durante as enchentes que ocorrem no estado do Texas desde a última sexta (4).
Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos identificou que nenhuma das 12 cenas realmente aconteceram no estado americano: oito delas ocorreram em outros países, três foram registradas em outros estados americanos e uma foi gerada por IA.
A cena inicial da peça desinformativa foi gerada por inteligência artificial e publicada no YouTube no dia 20 de junho de 2025 — 15 dias antes do primeiro registro de enchentes no Texas. O canal responsável pelo registro se descreve como criador de “entretenimento apocalíptico gerado por IA”.
A segunda imagem mostra o impacto de uma enxurrada que atingiu pessoas que estavam do lado de fora do restaurante de uma base militar dos Estados Unidos na ilha de Roi Namur, parte das Ilhas Marshall.
O vídeo original foi publicado no Instagram pelo instrutor de mergulho Herik Hanson em 22 de janeiro de 2024. Na publicação, ele explica que o evento foi fruto de uma combinação “de fortes ondas e da direção do vento” (veja abaixo).
Já três imagens que aparecem em sequência e mostram escadas rolantes de um shopping tomadas pela água, uma avenida inundada e a entrada de um metrô sendo invadida pela enxurrada foram gravadas entre os dias 24 e 26 de junho deste ano no sudoeste da China.
A província de Guizhou foi devastada por enchentes ocasionadas por fortes chuvas durante quase uma semana. Ao menos duas cidades com cerca de 300 mil habitantes foram afetadas e cerca de 80 mil pessoas precisaram ser evacuadas e realocadas.
Já a cena que registra o momento em que um quarto é invadido por uma enxurrada que entra pela janela foi gravada na cidade de Orem, no estado americano de Utah, no ano passado.
Na época, o estado foi atingido por fortes chuvas. A reportagem da Fox que mostra a cena completa foi publicada no dia 16 de agosto de 2024 no YouTube.
O momento em que o teto de um shopping desaba devido ao acúmulo de água também não foi gravado no Texas. A cena foi registrada originalmente na cidade de Quezon, nas Filipinas, no dia 27 de março de 2024 e publicada no YouTube no dia 29. (veja abaixo).
Les images du métro de New York sont totalement folles… 😱🤯
— Antoine Llorca (@antoinellorca) September 2, 2021
Après avoir ravagé la Louisiane, l’ouragan #Ida, devenue une tempête tropicale, a réussi à inonder New York, provoquant le décret d’un état d’urgence.
Totalement dingue.#HurricaneIdapic.twitter.com/0fdIXelqFU
A cena que mostra um metrô sendo atingido por um grande volume de água foi gravada em uma estação em Nova York no dia 2 de setembro de 2021. Na época, o estado sofria com fortes chuvas em decorrência da passagem do furacão Ida.
As imagens gravadas da parte interna de uma loja que mostram uma avenida tomada pela água foram registradas em Washington D.C. no dia 10 de agosto de 2022. As cenas retratam uma inundação que tomou toda a avenida Rhode Island.
Um vídeo que retrata a invasão da água por uma janela próxima a uma escada também não é recente. Ainda que Aos Fatos não tenha conseguido identificar o local em que o registro foi gravado, há uma publicação das cenas no Facebook datada de 26 de junho de 2024. O conteúdo foi postado por um perfil especializado em soluções residenciais contra inundações.
@zuelyzzrivera Hotel Opal Sands at Clearwater Beach. Hurricane Helene 😔 #helene #hurricanehelene #huracan #clearwaterbeach ♬ original sound - ZuelyzzRivera
Um registro que mostra a inundação de uma saída de emergência foi publicado no TikTok no dia 30 de setembro de 2024. A descrição do vídeo indica que a enchente seria em decorrência da passagem do furacão Helene pelo estado americano da Flórida.
9月20日,安徽宿州。近日宿州暴雨,河水上涨,河流泄洪时,多位网友拍摄到沱河岸边,一艘景观船顺着河水漂下来,撞上桥墩瞬间粉碎。拍摄者葛先生称,因为下雨,上面一个县城的水往下泄,船的绳子断了,船顺着洪水漂下来,撞到了桥上,船是私人的,船上没有人。 pic.twitter.com/RULJTcNZ0C
— 李老师不是你老师 (@whyyoutouzhele) September 21, 2024
Por fim, as imagens que mostram um barco turístico colidindo com uma ponte após ser carregado pela correnteza foram gravadas na cidade de Suzhou, na China, e publicadas no X em 20 de setembro de 2024.
Na última sexta-feira (4), o estado americano do Texas foi surpreendido por enchentes que já deixaram ao menos 111 mortos. Outras 164 pessoas continuam desaparecidas. O desastre já é considerado um dos mais letais da região.
O caminho da apuração
Aos Fatos fez uma série de buscas reversas usando o Google Lens e a ferramenta InViD e identificou que nenhum dos 12 vídeos usados pelas peças enganosas registravam cenas da catástrofe climática que atingiu o estado americano do Texas na última semana. Foram usadas ainda notícias para contextualizar a verificação.




