Cena de curta-metragem venezuelano circula como se mostrasse resgate em MG

Compartilhe

Não é verdade que uma foto que circula nas redes mostra um homem sendo resgatado em meio aos temporais que atingiram Minas Gerais nesta semana. A imagem foi extraída do curta-metragem venezuelano “Sofía y Daniela”, de 2007, que retrata um caso que teria ocorrido durante as chuvas que assolaram o país em 1999.

As peças enganosas somavam 7.500 curtidas no Instagram e 2.300 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (27).

No meio do caos, da lama, um pai, soterrado junto com suas duas filhas, se recusou a soltá-las, mesmo quando havia chance de ser puxado para fora. Testemunhas relataram que ele pediu para não ser retirado, porque as filhas ainda estavam segurando suas mãos. Não era apenas medo. Era amor.

Homem coberto de lama é puxado por socorrista em meio a escombros, com expressão de desespero e exaustão. Sobre o registro, há frases que afirmam que ele teria pedido para não ser retirado porque segurava as mãos das filhas.

Uma cena do curta-metragem venezuelano “Sofía y Daniela”, de 2007, tem circulado nas redes como se mostrasse um resgate que ocorreu em meio aos temporais que atingiram municípios de Minas Gerais nesta semana.

A gravação é uma encenação baseada em um relato de um suposto resgate que ocorreu em meio a tempestades que assolaram o estado de Vargas, na Venezuela, em dezembro de 1999. O desastre ficou conhecido como “tragédia de Vargas”.

De acordo com a história, que não tem comprovação, um pai teria pedido para não ser retirado da lama porque suas duas filhas estariam segurando suas mãos. Não há provas documentais, registros audiovisuais nem informações verificáveis que atestem que o caso de fato ocorreu.

Juiz de Fora, Ubá e outras cidades da Zona da Mata mineira foram devastadas por um temporal entre a noite de segunda (23) e a madrugada de terça (24). As chuvas causaram desabamentos, deixando milhares de desabrigados e ao menos 68 mortos.

Em meio à tragédia, têm circulado nas redes uma série de imagens falsas. Aos Fatos desmentiu nesta semana três compilados de vídeos (veja aqui, aqui e aqui) que mostravam supostas consequências das tempestades.

O caminho da apuração

Aos Fatos realizou busca reversa do vídeo e identificou sua origem em um curta-metragem venezuelano lançado em 2007. A reportagem comparou os frames da imagem viral com a obra original e verificou que se trata de uma encenação ficcional.

Em seguida, a apuração incluiu consulta a registros históricos sobre o desastre citado no filme e a verificação de bancos de imagens e notícias sobre as chuvas em Minas Gerais. O cruzamento das informações permitiu confirmar que a gravação não tem relação com os eventos recentes e que integra uma narrativa fictícia baseada em um relato não comprovado.

Compartilhe

Leia também

Ferramentas de IA violam normas do TSE e ranqueiam pré-candidatos com critérios vagos

Ferramentas de IA violam normas do TSE e ranqueiam pré-candidatos com critérios vagos

falsoVídeo em que Alexandre de Moraes faz ameaças é gerado por IA

Vídeo em que Alexandre de Moraes faz ameaças é gerado por IA

falsoPosts usam IA para alegar que EUA teriam bombardeado caças pintados no chão por iranianos

Posts usam IA para alegar que EUA teriam bombardeado caças pintados no chão por iranianos

fátima
Fátima