Cartaz pró-Bolsonaro não usou ‘forca’ em vez de ‘força’; imagem foi editada

Compartilhe

Adicione o Aos Fatos às suas fontes do Google

fonte preferencial

Não é verdade que um banner de manifestantes em um dos atos pró-governo do último domingo (26) deseja "forca" em vez de "força" à equipe do presidente Jair Bolsonaro. Manipulada digitalmente, a foto teve a cedilha da palavra “força” apagada e acabou viralizando como se fosse verdadeira entre usuários contrários aos protestos.

A publicação, que circula por páginas e perfis pessoais, acumula ao menos 16 mil compartilhamentos no Facebook. No Twitter, ela chegou a ser compartilhada por usuários como o músico Lobão, que recentemente se posicionou contra o governo Bolsonaro após apoiá-lo durante as eleições. Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação do Facebook (entenda como funciona).


FALSO

'Sabemos que não é fácil, mas estamos com vocês. Forca!'

Foi editada a imagem que mostra um banner amarrado a um carro de som com a frase “Sabemos que não é fácil, mas estamos com vocês. Forca!” e fotos do presidente Jair Bolsonaro e dos ministros Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) e Paulo Guedes (Economia).

A foto original, tirada por Fernanda Canoffre, foi publicada pela Folha de S.Paulo em uma galeria de imagens dos protestos do último domingo (26), e retrata um aspecto da manifestação em Belo Horizonte (MG). Ao serem comparadas as imagens original e compartilhada, no entanto, pode-se perceber que a foto foi manipulada de maneira a apagar a cedilha e, assim, causar o efeito de humor.

Questionada a respeito da postagem feita no Twitter, a assessoria de Lobão ainda não retornou o contato.

O e-Farsas também realizou uma checagem similar sobre o boato.

Compartilhe

Adicione o Aos Fatos às suas fontes do Google

fonte preferencial

Leia também

falsoRodovia que rachou após terremoto não fica na fronteira de Brasil e Venezuela

Rodovia que rachou após terremoto não fica na fronteira de Brasil e Venezuela

falsoFBI não investiga Federação Argentina de Futebol por fraude na Copa

FBI não investiga Federação Argentina de Futebol por fraude na Copa

falsoFoto não comprova que Usaid financiou terroristas

Foto não comprova que Usaid financiou terroristas

fátima
Fátima