Cartaz pró-Bolsonaro não usou ‘forca’ em vez de ‘força’; imagem foi editada

Compartilhe

Não é verdade que um banner de manifestantes em um dos atos pró-governo do último domingo (26) deseja "forca" em vez de "força" à equipe do presidente Jair Bolsonaro. Manipulada digitalmente, a foto teve a cedilha da palavra “força” apagada e acabou viralizando como se fosse verdadeira entre usuários contrários aos protestos.

A publicação, que circula por páginas e perfis pessoais, acumula ao menos 16 mil compartilhamentos no Facebook. No Twitter, ela chegou a ser compartilhada por usuários como o músico Lobão, que recentemente se posicionou contra o governo Bolsonaro após apoiá-lo durante as eleições. Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação do Facebook (entenda como funciona).


FALSO

'Sabemos que não é fácil, mas estamos com vocês. Forca!'

Foi editada a imagem que mostra um banner amarrado a um carro de som com a frase “Sabemos que não é fácil, mas estamos com vocês. Forca!” e fotos do presidente Jair Bolsonaro e dos ministros Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) e Paulo Guedes (Economia).

A foto original, tirada por Fernanda Canoffre, foi publicada pela Folha de S.Paulo em uma galeria de imagens dos protestos do último domingo (26), e retrata um aspecto da manifestação em Belo Horizonte (MG). Ao serem comparadas as imagens original e compartilhada, no entanto, pode-se perceber que a foto foi manipulada de maneira a apagar a cedilha e, assim, causar o efeito de humor.

Questionada a respeito da postagem feita no Twitter, a assessoria de Lobão ainda não retornou o contato.

O e-Farsas também realizou uma checagem similar sobre o boato.

Compartilhe

Leia também

Instagram impulsiona anúncio do jogo do bicho que pede dinheiro de rescisão trabalhista

Instagram impulsiona anúncio do jogo do bicho que pede dinheiro de rescisão trabalhista

falsoÉ falso que gastos de Janja somam R$ 63 milhões em dois anos

É falso que gastos de Janja somam R$ 63 milhões em dois anos

Exaltação à raiva masculina ressoa de subculturas ao mainstream na internet

Exaltação à raiva masculina ressoa de subculturas ao mainstream na internet