Carta a Lula que circula nas redes não foi escrita pela cantora Maria Bethânia

Compartilhe

Não foi a cantora Maria Bethânia quem escreveu a carta endereçada ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que circula nas redes sociais desde o fim de semana, mas a procuradora aposentada do Ministério Público de Pernambuco Maria Betânia Silva.

Por meio de assessoria, a artista negou ao Aos Fatos nesta terça-feira (30) a autoria do texto. Já o MP-PE confirmou que a carta foi escrita pela procuradora aposentada, que também divulgou uma nova versão nas redes sociais para tentar desfazer o mal-entendido com a cantora.

A falsa atribuição ganhou tração nas redes sociais após a publicação da entrevista do ex-presidente, preso há um ano em Curitiba, à Folha de S.Paulo e ao El País, na última sexta-feira (26). Disseminada como corrente no WhatsApp, onde foi denunciada por leitores do Aos Fatos (Brasileiros no exterior PRÓ PT 2018, e acumulava mais de 4.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça. Todas essas publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Carta de Maria Bethânia para Lula. ‘LULA, EU NÃO SOLTO A SUA MÃO (...)’.

O texto tem sido atribuído enganosamente à cantora Maria Bethânia, mas, na verdade, foi escrito por uma quase homônima: Maria Betânia Silva, procuradora aposentada do Ministério Público de Pernambuco. Na tarde desta terça-feira (30), o órgão confirmou a autoria dela não só da carta mas de um texto publicado posteriormente nas redes sociais em que ela tenta desfazer o erro e reafirma ser a autora original da peça.

Procurada por Aos Fatos nesta terça-feira (30), a cantora Maria Bethânia disse, por meio de sua assessoria, não ser a autora do texto. Além disso, a carta não foi veiculado por Bethânia nas redes sociais, já que a cantora não tem perfis oficiais nesses canais.

Disseminadora da desinformação no Facebook, a página Brasileiros no exterior PRÓ PT 2018 também foi procurada por Aos Fatos e não respondeu até a publicação desta checagem.

Maria Bethânia não é a autora da carta endereçada a Lula, mas há manifestações pública suas em favor do ex-presidente e de políticos do PT. Nas eleições do ano passado, ela declarou voto em Fernando Haddad. Após o pleito, em entrevista ao Estadão, a cantora revelou já ter feito campanha para os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), mas ressaltou: "não gosto de política. Não sou nem PT nem partido nenhum". Em 2014, durante entrevista ao músico Jorge Mautner, a cantora enalteceu a ex-presidente Dilma Rousseff (PT).


Esta checagem foi alterada às 18h de 30 de abril de 2019 para incluir resposta do Ministério Público de Pernambuco que confirma ser a procuradora aposentada Maria Betânia Silva a autora da carta a Lula.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que governo Lula apreendeu 30 mil cabeças de gado e enviou para Cuba

É falso que governo Lula apreendeu 30 mil cabeças de gado e enviou para Cuba

Às vésperas da COP30, senadores usam desinformação para defender exploração de petróleo na foz do Amazonas

Às vésperas da COP30, senadores usam desinformação para defender exploração de petróleo na foz do Amazonas

falsoGravação mostra treinamento policial, não sequestro de estrangeiros em Belém na véspera da COP30

Gravação mostra treinamento policial, não sequestro de estrangeiros em Belém na véspera da COP30

fátima
Fátima