🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Capa do Washington Post com motociata de Bolsonaro é montagem

Por Marco Faustino

14 de junho de 2021, 15h09

É uma montagem a primeira página do The Washington Post compartilhada nas redes sociais (veja aqui) com a informação de que Bolsonaro liderou o “maior passeio de motocicleta do planeta”, em referência à motociata de sábado (12) em São Paulo. A adulteração foi feita em cima da capa da edição de 6 de junho de 2013, que anunciava a venda do periódico para Jeff Bezos.

Os pedidos de checagem desta peça de desinformação foram enviados por leitores ao Aos Fatos pelo WhatsApp (acesse aqui). Devido à natureza da rede social, não é possível estimar o alcance do conteúdo. No Facebook, posts semelhantes reuniam ao menos 3.000 compartilhamentos e foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).


Bolsonaro lidera o maior passeio de motocicleta do planeta

Não é verdade que a motociata do presidente Jair Bolsonaro em São Paulo no sábado (12) tenha sido noticiada com destaque na primeira página do jornal The Washington Post. A imagem que circula em posts nas redes sociais é uma montagem feita sobre a capa da edição de 6 de agosto de 2013 (confira aqui, aqui e aqui). Originalmente, o destaque era para a venda do periódico para Jeff Bezos, fundador da Amazon.

Ao pesquisar pelas capas de sábado (12), domingo (13) e desta segunda-feira (14), Aos Fatos não localizou qualquer menção à motociata que Bolsonaro participou em São Paulo.

Na própria imagem adulterada que circula nas redes é possível visualizar a data da publicação, além de elementos idênticos em relação a capa original, como a previsão do tempo e palavras nas laterais (veja abaixo).

No dia 12 de junho, o Washington Post publicou em seu site que Bolsonaro foi multado por não usar máscara durante o evento, violando as restrições locais relacionadas a pandemia. O uso de máscaras em público é obrigatório no estado de São Paulo desde maio de 2020, conforme decreto nº 64.959. No texto, é mencionado que Bolsonaro conduziu milhares de motociclistas pelas ruas de São Paulo, mas em nenhum momento o jornal diz que foi o “maior passeio de motocicleta do planeta”.

A motociata conduzida por Bolsonaro teria reunido cerca de 12 mil motos, segundo estimativa da segundo a Secretaria Estadual de Segurança. O número é inferior à previsão inicial do presidente, que esperava o comparecimento de 100 mil veículos. A manifestação foi organizada por integrantes de clubes de tiro e de motociclistas do interior de São Paulo e região.

Em checagem anterior, Aos Fatos verificou ser falsa a alegação de que o evento teria contado com a presença de 1,3 milhão de veículos e entrado para Guinness Book como a maior reunião de motos.

Referências:

1. The Washington Post (Fontes 1, 2 e 3)
2. Wall Street
3. Getty Images
4. Governo de SP
5. UOL
6. Poder 360
7. Aos Fatos


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.