Capa do Washington Post com motociata de Bolsonaro é montagem

Compartilhe

É uma montagem a primeira página do The Washington Post compartilhada nas redes sociais (veja aqui) com a informação de que Bolsonaro liderou o “maior passeio de motocicleta do planeta”, em referência à motociata de sábado (12) em São Paulo. A adulteração foi feita em cima da capa da edição de 6 de junho de 2013, que anunciava a venda do periódico para Jeff Bezos.

Os pedidos de checagem desta peça de desinformação foram enviados por leitores ao Aos Fatos pelo WhatsApp (acesse aqui). Devido à natureza da rede social, não é possível estimar o alcance do conteúdo. No Facebook, posts semelhantes reuniam ao menos 3.000 compartilhamentos e foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).


Bolsonaro lidera o maior passeio de motocicleta do planeta

Não é verdade que a motociata do presidente Jair Bolsonaro em São Paulo no sábado (12) tenha sido noticiada com destaque na primeira página do jornal The Washington Post. A imagem que circula em posts nas redes sociais é uma montagem feita sobre a capa da edição de 6 de agosto de 2013 (confira aqui, aqui e aqui). Originalmente, o destaque era para a venda do periódico para Jeff Bezos, fundador da Amazon.

Ao pesquisar pelas capas de sábado (12), domingo (13) e desta segunda-feira (14), Aos Fatos não localizou qualquer menção à motociata que Bolsonaro participou em São Paulo.

Na própria imagem adulterada que circula nas redes é possível visualizar a data da publicação, além de elementos idênticos em relação a capa original, como a previsão do tempo e palavras nas laterais (veja abaixo).

No dia 12 de junho, o Washington Post publicou em seu site que Bolsonaro foi multado por não usar máscara durante o evento, violando as restrições locais relacionadas a pandemia. O uso de máscaras em público é obrigatório no estado de São Paulo desde maio de 2020, conforme decreto nº 64.959. No texto, é mencionado que Bolsonaro conduziu milhares de motociclistas pelas ruas de São Paulo, mas em nenhum momento o jornal diz que foi o “maior passeio de motocicleta do planeta”.

A motociata conduzida por Bolsonaro teria reunido cerca de 12 mil motos, segundo estimativa da segundo a Secretaria Estadual de Segurança. O número é inferior à previsão inicial do presidente, que esperava o comparecimento de 100 mil veículos. A manifestação foi organizada por integrantes de clubes de tiro e de motociclistas do interior de São Paulo e região.

Em checagem anterior, Aos Fatos verificou ser falsa a alegação de que o evento teria contado com a presença de 1,3 milhão de veículos e entrado para Guinness Book como a maior reunião de motos.

Referências

  1. The Washington Post (1, 2 e 3)
  2. Wall Street
  3. Getty Images
  4. Governo de SP
  5. Poder 360
  6. Aos Fatos

Compartilhe

Leia também

falsoSuperior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

Superior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

falsoÉ falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

É falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

fátima
Fátima