Capa da revista Charlie Hebdo com Gleisi Hoffmann é montagem

Compartilhe

É falsa a capa da revista francesa Charlie Hebdo com a senadora e deputada federal eleita Gleisi Hoffmann (PT-PR), uma bandeira do PT e os dizeres “Pavilhão da Corrupção”. A montagem foi feita unindo parte da capa verdadeira da edição de fevereiro de 2013 a um desenho do cartunista brasileiro Adão Iturrusgarai, que foi modificado para inserir o rosto da petista e o estandarte do partido.

Apesar da modificação grosseira, a montagem tem sido disseminada como verdadeira nas redes sociais, e um dos posts denunciados ao Aos Fatos por usuários do Facebook já alcançou 2.200 compartilhamentos desde terça-feira (15). Essa e outras postagens com o mesmo conteúdo enganoso foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

A moral da Gleisi na França está excelente

Está circulando pelo Facebook uma capa falsa da revista satírica francesa Charlie Hebdo com a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e os dizeres “Pavillon de la Corruption” (“pavilhão da corrupção”, em francês). A imagem, no entanto, não passa de uma montagem com uma das edições lançadas em fevereiro de 2013 e que tratava da renúncia do Papa Bento XVI.

Como é possível ver abaixo, a capa falsa insere o desenho, a faixa preta e a frase sobre a versão original, mas manteve as indicações da edição, como a data e as chamadas.

Além disso, a montagem baseia-se em uma outra capa falsa, que circulou pelas redes sociais em 2016. A peça da desinformação usava a mesma edição do desenho do cartunista Adão Iturrusgarai e a frase “Pavillon de la Corruption”, mas não trazia a foto de Gleisi. Na época, o e-Farsas checou a publicação. Desta vez, a montagem com a presidente do PT também foi verificada pela Agência Lupa.

“Sem comentários”, respondeu a assessoria da senadora ao ser contatada por Aos Fatos na manhã desta sexta-feira (18) a respeito da disseminação da montagem nas redes sociais.

Este é o segundo boato relacionado à Gleisi Hoffmann que Aos Fatos checa em menos de uma semana. Na quarta-feira (16), ganhou tração nas redes print de um tweet falso em que a senadora propunha que pessoas contrárias à flexibilização da posse de armas pendurassem na frente de suas casas uma faixa com a frase “Residência livre de armas”.

Compartilhe

Leia também

Redes ecoam defesa de Bolsonaro, agora réu em julgamento de suposta trama golpista

Redes ecoam defesa de Bolsonaro, agora réu em julgamento de suposta trama golpista

Em primeiro discurso após se tornar réu, Bolsonaro mente sobre 8 de Janeiro e eleições

Em primeiro discurso após se tornar réu, Bolsonaro mente sobre 8 de Janeiro e eleições

falsoÉ falso que advogado de ex-chefe da Marinha admitiu que Bolsonaro teria dado ‘curso prático de golpe’

É falso que advogado de ex-chefe da Marinha admitiu que Bolsonaro teria dado ‘curso prático de golpe’