🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não são o presidente e a primeira-dama da Ucrânia dupla que canta em vídeo

Por Marco Faustino

15 de março de 2022, 15h48

Não são Volodimir Zelenski, presidente da Ucrânia, e Olena Zelenska, primeira-dama do país, os músicos que cantam e tocam violão em um vídeo que circula nas redes sociais (veja aqui). Na realidade, a gravação mostra o vocalista da banda norte-americana Boyce Avenue, Alejandro Manzano, e a cantora britânica Connie Talbot.

Publicações com a atribuição enganosa acumulavam ao menos 5.300 compartilhamentos nesta terça-feira (15) no Facebook.


Selo falso

Presidente da Ucrânia e esposa numa bela melodia

Vídeo mostra os cantores Alejandro Manzano e Connie Talbot

Um vídeo em que os cantores Alejandro Manzano e Connie Talbot interpretam a música “Endless Love” vem sendo difundido como se mostrasse o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, e a esposa dele, Olena Zelenska, o que é falso.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que o vídeo foi publicado no YouTube (confira abaixo) em 20 de fevereiro de 2022, no canal da banda Boyce Avenue, da qual Alejandro Manzano é o vocalista. A música também aparece na playlist “Acoustic Covers” da banda, disponível nas plataformas de streaming.

Olena Zelenska e Volodimir Zelenski são fundadores da produtora Kvartal 95, na qual o atual presidente da Ucrânia atuava como ator até entrar na política. A primeira-dama tem formação em arquitetura e trabalhou como roteirista do grupo.

Esta peça de desinformação também circulou nos EUA, onde foi checada pela Reuters, PolitiFact e Snopes. No Brasil, a Lupa publicou uma checagem similar.

Referências:

1. YouTube
2. Smart URL
3. G1
4. JN


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.