Campanha de Manuela D’Ávila não fez post com foice e martelo de brinquedo no Dia da Criança

Compartilhe

Não é verdade que Manuela D’Ávila, candidata à Prefeitura de Porto Alegre (RS) pelo PCdoB, publicou em suas redes sociais uma foto do símbolo do comunismo formado por uma foice e um martelo de brinquedo como homenagem ao Dia da Criança. Além de não haver publicação semelhante em nenhuma das redes sociais da candidata, D’Ávila desmentiu a peça de desinformação

A publicação com a falsa alegação passou a circular nas redes na última segunda-feira (12) e acumula, até o momento da publicação desta checagem, mais de 1.200 compartilhamentos. Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação do Facebook (entenda como funciona).


FALSO

Uma foto do símbolo do comunismo formado por uma foice e um martelo de brinquedo vem sendo compartilhada nas redes sociais como se fosse uma publicação oficial feita pela campanha de Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) à Prefeitura de Porto Alegre, na última segunda-feira (12), Dia da Criança. Mas a postagem é falsa: não há registros de publicações semelhantes em nenhuma das redes sociais da candidata (Facebook, Twitter e Instagram), que também desmentiu a peça de desinformação.

O que parece ter ocorrido foi uma montagem com base em três imagens: a foto dos brinquedos (que aparece nas redes sociais russas desde junho de 2017), o banner do site oficial da campanha de D’Ávila e uma publicação feita no começo de outubro (veja abaixo à direita)

D’Ávila chegou a comentar sobre a publicação enganosa em seu Facebook oficial e a classificou como uma mentira. Em mensagem enviada ao Aos Fatos, a candidata disse que as publicações falsas contra ela vêm se multiplicando nas redes: “O pior é ver candidatos e candidatas que fazem uso desse expediente para buscar emblocar o ódio e angariar votos”.

Ela se referia a Fernanda Barth (PRTB), candidata a vereadora de Porto Alegre, que compartilhou a peça de desinformação na última segunda-feira. Ao ser informada que a postagem era falsa, Barth apagou a publicação de seu Facebook. Ao Aos Fatos, ela afirmou ter recebido a publicação por WhatsApp e disse que vai "fazer política limpa, que é o que o país precisa”.

Referências:

1. Facebook (ManuelaDavila 1, 2 e 3)
2. Twitter (@Manuela Davila)
3. Instagram (manueladavila)
4. Manuela.poa.br

Compartilhe

Leia também

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores