🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Caetano Veloso caiu de palco após ouvir gritos a favor de Bolsonaro

Por Marco Faustino

27 de abril de 2022, 15h04

Não é verdade que Caetano Veloso caiu do palco após ouvir a plateia gritar “É Bolsonaro”. O vídeo que circula com esta alegação nas redes sociais é uma montagem (veja aqui). Um áudio com gritos a favor do presidente foi adicionado sobre imagens do acidente sofrido pelo cantor em um show em Brasília (DF) em 2009.

Esta montagem reunia ao menos centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (27).


Selo falso

Vídeo que mostra Caetano Veloso caindo ao som de “É Bolsonaro” é montagem; no registro original não há manifestações políticas

Postagens nas redes sociais enganam ao alegar que o cantor Caetano Veloso caiu do palco durante um show porque a plateia gritou “É Bolsonaro”. O áudio com a manifestação a favor do presidente foi inserido sobre imagens de uma apresentação do artista em 2009.

Na gravação original, registrada em apresentação no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, em 16 de maio de 2009, não há qualquer manifestação política da plateia na hora do acidente.

No momento da queda, Caetano cantava "Força Estranha" e a plateia o acompanhava em coro. Então, o cantor anda pelo palco e, sem perceber o final da estrutura, cai de uma altura de um metro e meio (veja abaixo). Ele se levanta na sequência e é aplaudido.

Esta peça de desinformação circula desde 2017, tendo já sido desmentida por Veja, Lupa e G1.

Referências:

1. O Globo


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.