Boulos não foi o candidato mais pesquisado no Google durante o debate da Band

Compartilhe

Guilherme Boulos (PSOL) não foi o candidato mais pesquisado no Google durante o debate presidencial realizado na última quinta-feira (9) pela TV Bandeirantes. A informação falsa foi publicada na sexta-feira (10) em título e texto do site A Postagem, em um conteúdo denunciado como enganoso por usuários do Facebook (entenda como funciona).

Foi Jair Bolsonaro, presidenciável do PSL, quem acumulou mais buscas durante o programa, com 23% das menções totais, de acordo com o Google Trends. Guilherme Boulos ficou em 5º lugar (11% das buscas). Veja abaixo, em detalhes, o que verificamos.


FALSO

Boulos foi o mais pesquisado no Google, durante o debate

Diferente do que afirma o site A Postagem, o candidato do PSOL à Presidência da República, Guilherme Boulos, não “foi o mais pesquisado no Google” durante o debate entre os presidenciáveis na TV Bandeirantes na última quinta-feira (9). Esse posto é ocupado por Jair Bolsonaro, do PSL, que foi mencionado em 23% das pesquisas feitas no motor de buscas entre 22h e 1h, horário em que aconteceu o debate.

Cabo Daciolo, do Patriota, ficou em segundo lugar no ranking de buscas, com 19% das menções. Álvaro Dias, do Podemos, aparece em seguida, na terceira posição, com 16% das pesquisas. O quarto lugar é de Ciro Gomes, do PDT, com 13%.

Guilherme Boulos vem logo depois, em 5º lugar, sendo responsável por 11% das buscas registradas na hora do debate. Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede) completam a lista com 7%, 6% e 5% das buscas, respectivamente.

Para tentar provar a informação falsa, o site A Postagem traz uma imagem que reproduz painel mostrado na TV durante o debate em que Guilherme Boulos aparece na liderança das buscas. No entanto, o resultado mostrado era parcial, referente a buscas feitas às 23h28, como mostra a própria imagem reproduzida pelo site. Logo acima, a imagem também reproduz um outro ranking, que mostra Bolsonaro à frente.

O resultado consolidado do Google Trends mostra que Boulos até chegou a ficar na liderança entre os candidatos mais pesquisados por volta das 0h28 de sexta-feira. O período coincide com momentos do debate em que o presidenciável do PSOL protagonizou embates com Jair Bolsonaro e Geraldo Alckmin, a partir de perguntas feitas pelos jornalistas sobre privilégios pagos aos militares e sobre a correção da tabela do Imposto de Renda.

Aos Fatos entrou em contato com o site A Postagem, mas não obteve retorno até a publicação desta checagem.

Compartilhe

Leia também

As dez checagens mais malucas publicadas pelo Aos Fatos

As dez checagens mais malucas publicadas pelo Aos Fatos

falsoÉ falso que polícia descobriu ‘fazenda de celulares’ de Nikolas Ferreira

É falso que polícia descobriu ‘fazenda de celulares’ de Nikolas Ferreira

falsoLula não se recusou a falar com morador de comunidade em SP

Lula não se recusou a falar com morador de comunidade em SP

fátima
Fátima