🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2018. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Boulos não foi o candidato mais pesquisado no Google durante o debate da Band

Por Bernardo Moura

13 de agosto de 2018, 16h19

Guilherme Boulos (PSOL) não foi o candidato mais pesquisado no Google durante o debate presidencial realizado na última quinta-feira (9) pela TV Bandeirantes. A informação falsa foi publicada na sexta-feira (10) em título e texto do site A Postagem, em um conteúdo denunciado como enganoso por usuários do Facebook (entenda como funciona).

Foi Jair Bolsonaro, presidenciável do PSL, quem acumulou mais buscas durante o programa, com 23% das menções totais, de acordo com o Google Trends. Guilherme Boulos ficou em 5º lugar (11% das buscas). Veja abaixo, em detalhes, o que verificamos.


FALSO

Boulos foi o mais pesquisado no Google, durante o debate

Diferente do que afirma o site A Postagem, o candidato do PSOL à Presidência da República, Guilherme Boulos, não “foi o mais pesquisado no Google” durante o debate entre os presidenciáveis na TV Bandeirantes na última quinta-feira (9). Esse posto é ocupado por Jair Bolsonaro, do PSL, que foi mencionado em 23% das pesquisas feitas no motor de buscas entre 22h e 1h, horário em que aconteceu o debate.

Cabo Daciolo, do Patriota, ficou em segundo lugar no ranking de buscas, com 19% das menções. Álvaro Dias, do Podemos, aparece em seguida, na terceira posição, com 16% das pesquisas. O quarto lugar é de Ciro Gomes, do PDT, com 13%.

Guilherme Boulos vem logo depois, em 5º lugar, sendo responsável por 11% das buscas registradas na hora do debate. Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede) completam a lista com 7%, 6% e 5% das buscas, respectivamente.

Para tentar provar a informação falsa, o site A Postagem traz uma imagem que reproduz painel mostrado na TV durante o debate em que Guilherme Boulos aparece na liderança das buscas. No entanto, o resultado mostrado era parcial, referente a buscas feitas às 23h28, como mostra a própria imagem reproduzida pelo site. Logo acima, a imagem também reproduz um outro ranking, que mostra Bolsonaro à frente.

O resultado consolidado do Google Trends mostra que Boulos até chegou a ficar na liderança entre os candidatos mais pesquisados por volta das 0h28 de sexta-feira. O período coincide com momentos do debate em que o presidenciável do PSOL protagonizou embates com Jair Bolsonaro e Geraldo Alckmin, a partir de perguntas feitas pelos jornalistas sobre privilégios pagos aos militares e sobre a correção da tabela do Imposto de Renda.

Aos Fatos entrou em contato com o site A Postagem, mas não obteve retorno até a publicação desta checagem.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.