Não é verdade que o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) usa um carro antigo para se promover nas redes enquanto circula nas ruas com um modelo mais caro. Os posts enganosos compartilham um vídeo de 2023 em que o político mostra seu Celta estacionado no prédio da Câmara dos Deputados e omitem que ele teve que passar a circular em um Corolla blindado neste ano após sofrer ameaças de morte.
As peças de desinformação acumulavam 8.500 curtidas no Instagram e mil compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta quarta-feira (14).
Guilherme Boulos vida real. Guilherme Boulos rede social
Peças de desinformação têm compartilhado vídeos fora de contexto para sugerir que Guilherme Boulos estaria enganando eleitores sobre seu patrimônio. De acordo com os posts, o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo usaria um Celta 2010 apenas para se promover nas redes, quando na verdade se desloca em um Toyota Corolla.
Procurada pelo Aos Fatos, a assessoria da campanha de Boulos afirmou que o pré-candidato teve que passar a usar um carro blindado neste ano após sofrer ameaças de morte. A troca ocorreu em fevereiro e foi anunciada pela própria campanha. O político também disse ter acionado a PF, que abriu investigação sobre o caso.
Em entrevista ao UOL, Boulos disse que o carro blindado é mantido pelo PSOL e que sua família também tem sido ameaçada (veja abaixo):
Em declaração à Justiça Eleitoral, o pré-candidato especificou que o Chevrolet Celta modelo 2009/2010 é avaliado em R$ 15 mil. O carro, usado ao longo de toda a campanha para a Prefeitura de São Paulo em 2020, foi usado como mote de campanha nas redes.
Aos Fatos procurou por posts nos perfis do pré-candidato e não encontrou nenhuma publicação feita desde o início da pré-campanha em que o Celta é usado como propaganda.
O caminho da checagem
Aos Fatos buscou reportagens na imprensa que explicassem o contexto da troca de veículo por Guilherme Boulos (PSOL). Identificamos, então, que a decisão de usar um carro blindado foi tomada para garantir a segurança do pré-candidato e de sua família, que vinham sofrendo ameaças de morte.
A reportagem procurou também a assessoria do psolista e, por mensagem de WhatsApp, confirmou que o uso do veículo blindado foi uma medida de segurança. A assessoria também ressaltou que o Celta citado pelas peças de desinformação continua sendo propriedade de Boulos.