Boneca trans em vídeo não foi produzida para crianças

Compartilhe

Não se trata de um brinquedo infantil a boneca transgênero de crochê que aparece em um vídeo compartilhado nas redes sociais (veja aqui). O objeto criticado pelo pastor Claudio Apolinário como se tivesse sido produzido para crianças, na verdade, foi feito sob encomenda pela artista Mari Kazi para a educadora e youtuber Bárbara Iara Hugo, uma mulher trans de 34 anos.

A peça desinformativa conta com ao menos 11.118 interações no Instagram, 3.801 visualizações no TikTok, centenas de compartilhamentos no Facebook e dezenas de retuítes.


Selo não é bem assim

Vídeo em que pastor insinua que crianças serão impostas a brincar com boneca trans

O pastor Claudio Apolinário engana ao afirmar em um vídeo que uma boneca transgênero feita de crochê é um brinquedo feito para crianças. As imagens exibidas são de uma boneca feita sob encomenda pela artista Mari Kazi para a youtuber e educadora Bárbara Iara Hugo, de 34 anos.

No dia 2 de julho, Bárbara postou em seu perfil no Instagram um vídeo em que mostra a boneca. Em entrevista ao G1, ela disse que a encomenda foi a materialização de um sonho. O objeto demorou três meses para ficar pronto e conta com características da dona. Mari Kazi, que produz crochês que representam pessoas reais, compartilhou o vídeo em suas redes e afirmou que foi a primeira boneca trans encomendada a ela.

Não é a primeira vez, porém, que uma boneca com características transgênero gerou polêmica no Brasil. Em 1º de junho, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou a realização de uma audiência pública para discutir o lançamento de uma Barbie trans pela Mattel.

O Aos Fatos entrou em contato com o pastor Claudio Apolinário, mas não recebeu retorno até a publicação desta checagem.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Leia também

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’

falsoServiço Secreto não desautorizou disparo em autor de atentado contra Trump

Serviço Secreto não desautorizou disparo em autor de atentado contra Trump

não é bem assimReforma tributária não taxou em 25% todas as operações de compra e venda de imóveis

Reforma tributária não taxou em 25% todas as operações de compra e venda de imóveis