🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Boneca trans em vídeo não foi produzida para crianças

Por Priscila Pacheco

8 de julho de 2022, 19h02

Não se trata de um brinquedo infantil a boneca transgênero de crochê que aparece em um vídeo compartilhado nas redes sociais (veja aqui). O objeto criticado pelo pastor Claudio Apolinário como se tivesse sido produzido para crianças, na verdade, foi feito sob encomenda pela artista Mari Kazi para a educadora e youtuber Bárbara Iara Hugo, uma mulher trans de 34 anos.

A peça desinformativa conta com ao menos 11.118 interações no Instagram, 3.801 visualizações no TikTok, centenas de compartilhamentos no Facebook e dezenas de retuítes.


Selo não é bem assim

Vídeo em que pastor insinua que crianças serão impostas a brincar com boneca trans

O pastor Claudio Apolinário engana ao afirmar em um vídeo que uma boneca transgênero feita de crochê é um brinquedo feito para crianças. As imagens exibidas são de uma boneca feita sob encomenda pela artista Mari Kazi para a youtuber e educadora Bárbara Iara Hugo, de 34 anos.

No dia 2 de julho, Bárbara postou em seu perfil no Instagram um vídeo em que mostra a boneca. Em entrevista ao G1, ela disse que a encomenda foi a materialização de um sonho. O objeto demorou três meses para ficar pronto e conta com características da dona. Mari Kazi, que produz crochês que representam pessoas reais, compartilhou o vídeo em suas redes e afirmou que foi a primeira boneca trans encomendada a ela.

Não é a primeira vez, porém, que uma boneca com características transgênero gerou polêmica no Brasil. Em 1º de junho, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou a realização de uma audiência pública para discutir o lançamento de uma Barbie trans pela Mattel.

O Aos Fatos entrou em contato com o pastor Claudio Apolinário, mas não recebeu retorno até a publicação desta checagem.

Referências:

1. Instagram Bárbara Iara Hugo
2. Instagram Mari Kazi
3. G1
4. Folha de S. Paulo


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.