Posts omitem que bombeiros atuam na Bolívia para impedir que fogo chegue ao Brasil

Compartilhe

A notícia de que o governo federal enviou uma missão humanitária para combater incêndios na Bolívia tem sido distorcida nas redes para sugerir uma suposta negligência em relação às queimadas que ocorrem no Brasil. Os posts enganosos omitem que o fogo que atinge o país vizinho está concentrado na fronteira com o Brasil e ameaça as populações de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Pantanal.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 29 mil curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (13).

Brasil tem cerca de 60% de seu território coberto por fumaça das queimadas. Lula envia bombeiros para combater incêndios na Bolívia.

Posts enganam ao dar a entender que o Governo Lula estaria negligenciando o combate às queimadas ao enviar bombeiros para a Bolívia

Publicações nas redes enganam ao sugerir que o governo Lula estaria negligenciando o combate às queimadas no país ao enviar bombeiros para combater incêndios na Bolívia.

As peças enganosas omitem que a missão humanitária está ocorrendo na fronteira com o Brasil, especificamente entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e que os incêndios ameaçam também a segurança da população brasileira que vive no local e a preservação do Pantanal.

A ação, que conta com a participação de 37 bombeiros militares da Força Nacional de Segurança Pública e 25 agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, também tem caráter preventivo. O objetivo é evitar que o fogo na Bolívia se alastre e crie novos focos de incêndio no território brasileiro.

As peças enganosas surgem em meio a uma série de críticas ao governo federal, que apontam falhas na prevenção contra os incêndios e no manejo do fogo.

Em resposta aos ataques, o Ministério do Meio Ambiente divulgou dados de investimento na área na última quarta-feira (11) e afirmou ter reforçado o quadro de funcionários de órgãos de fiscalização e ampliado o maquinário disponível para a prevenção e o combate aos incêndios.

Também foi publicado na quarta o decreto que regulamenta o Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo, que tem como objetivo “compartilhar informações e propor ações de curto, médio e longo prazos para enfrentar consequências das mudanças climáticas que geram incêndios em regiões de vegetação”, segundo a pasta.

O caminho da checagem

Aos Fatos buscou informações sobre a missão humanitária enviada para a Bolívia na imprensa e nos sites do governo federal.

A partir desses dados, verificamos que a ação tem relação direta com o Brasil, já que o fogo acontece na fronteira entre os dois países e ameaça a população e o território nacional. Isso contradiz a alegação das peças desinformativas.

Referências

  1. O Globo
  2. Governo federal
  3. CNN Brasil (1 e 2)
  4. BBC Brasil
  5. EBC

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que DiCaprio se desculpou por festas de Diddy

É falso que DiCaprio se desculpou por festas de Diddy

falsoVídeo exibe catástrofes em outros países e épocas como se fossem furacão Milton

Vídeo exibe catástrofes em outros países e épocas como se fossem furacão Milton

falsoFormações de nuvens que aparecem em vídeo não foram criadas pelo furacão Milton

Formações de nuvens que aparecem em vídeo não foram criadas pelo furacão Milton