🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Fala de Bolsonaro sobre ‘vitória no dia 30’ foi gravada em outubro, não dezembro

Por Bruna Leite

29 de dezembro de 2022, 15h24

Não é recente nem se refere ao mês de dezembro o vídeo que circula nas redes sociais em que o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) diz esperar uma vitória no dia 30. As imagens foram gravadas no dia 22 de outubro de 2022, durante uma transmissão ao vivo da sua campanha, e se referem ao dia 30 daquele mês, quando aconteceu o segundo turno da eleição presidencial, vencido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Até esta quinta-feira (29), a publicação com o conteúdo enganoso acumulava 2 milhões de visualizações no TikTok, 20 mil visualizações no Kwai e circula também no WhatsApp, no qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Dia 30/12/2022 a vitória

Reprodução de publicação enganosa que descontextualiza vídeo com fala do presidente sobre vitória no dia 30

Um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) fala que quer contar algo “depois da vitória no dia 30” circula nas redes sociais como se fosse uma referência ao dia 30 de dezembro de 2022, o que é falso. As imagens foram mostradas durante uma transmissão ao vivo realizada durante a campanha eleitoral, em 22 de outubro, e o dia 30 referido é a data em que aconteceu o segundo turno da eleição presidencial, vencida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na ocasião, Bolsonaro se referia a uma revelação que pretendia fazer caso vencesse o pleito, acerca da facada que sofreu durante a campanha eleitoral de 2018. A fala completa:

“Uma eleição que eu quero contar depois da vitória do dia trinta, se Deus quiser, contar com detalhes pra vocês. Eu não posso ficar com essa verdade comigo. Me interessa contar a verdade.”

Em outras ocasiões, Aos Fatos desmentiu discursos antigos de Bolsonaro que teriam sido atribuídos a datas recentes. Uma fala sobre a liberdade “valer mais do que a própria vida”, proferida em abril, circula nas redes como se tivesse sido gravada em dezembro, assim como um pedido para apoiadores irem às ruas, que compõe trecho de entrevista ao SBT veiculada durante a campanha eleitoral.

Referências:

1. YouTube
2. Aos Fatos (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.