Não é verdade que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não cumprimentou o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, durante um encontro do G20 no Japão em 2019, como alegam postagens nas redes (veja aqui). O vídeo compartilhado com esta afirmação foi editado e não mostra o momento em que o brasileiro se vira e aperta a mão do canadense.
Postagens enganosas reuniam ao menos 17.800 no Facebook nesta quinta-feira (17).
Publicações nas redes sociais veiculam um vídeo editado para fazer crer que o presidente Jair Bolsonaro (PL) ignorou e não cumprimentou o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, na Cúpula do G20 em Osaka, no Japão, em 29 de junho de 2019.
A gravação usada nas postagens exclui o trecho em que Bolsonaro se vira para Trudeau e aperta a sua mão. A cena foi veiculada originalmente pela CBC, TV pública canadense.
No evento, Justin Trudeau olha para Bolsonaro e faz um sinal com a mão. O presidente, então, vira para o lado esquerdo e cumprimenta outra pessoa. Depois, ao ser chamado por Trudeau, Bolsonaro retorna e aperta a sua mão.
No mesmo dia em que a cena foi gravada, o movimento de direita Canada Proud publicou, o vídeo editado com a legenda “Constrangedor! Líderes mundiais evitam Trudeau”.
Em 2019, Trudeau apoiou o presidente francês Emmanuel Macron em relação às críticas ao Brasil pela devastação da Amazônia. Aos Fatos, porém, não localizou declarações recentes do premiê canadense com críticas ao Brasil.
Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.