🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2018. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Bolsonaro não propôs anexar o estado de Sergipe à Bahia

Por Ana Rita Cunha

27 de outubro de 2018, 17h30

É FALSA uma publicação do Facebook atribuído ao candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, em que ele afirma querer anexar o estado do Sergipe à Bahia. Esse boato é antigo e circula nas redes sociais pelo menos desde março deste ano, e já foi desmentido em vídeo pelo próprio presidenciável.

A informação foi verificada por Aos Fatos e pelo Fato ou Fake, iniciativa de checagem do Grupo Globo. O perfil a quem é atribuída a mensagem é denominado “Jair Bolsonaro”. O perfil oficial do candidato do PSL, por meio do qual se comunica com seus seguidores e divulga as atividades de sua campanha, é “Jair Messias Bolsonaro” e tem o selo azul de verificação do Facebook.

No Facebook, a imagem foi postada por perfis pessoais e já teve mais de 100 compartilhamentos até a tarde deste sábado (27). O conteúdo foi denunciado por usuários do Facebook e classificadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).

Veja, abaixo, os detalhes da checagem.


FALSO

O Estado de Sergipe deveria ser unificado a Bahia, um estado pequeno que não produz nada pra que está lá?

Não é verdade que Bolsonaro defendeu a anexação do Sergipe à Bahia. O print de uma postagem do Facebook é de uma conta falsamente atribuída ao candidato do PSL. O perfil a quem é atribuída a mensagem é denominado “Jair Bolsonaro”. O perfil oficial do candidato do PSL, por meio do qual se comunica com seus seguidores e divulga as atividades de sua campanha, é “Jair Messias Bolsonaro”.

Outra prova de que aquele não era a página oficial é a ausência do selo azul que indica ser aquele um perfil verificado pelo Facebook. Esse selo consta da página oficial do candidato, onde não há qualquer declaração do tipo.

O boato sobre a fala de Bolsonaro já circulou no Facebook em março deste ano e chegou a ser desmentido pelo próprio político. Em um vídeo no YouTube, Jair Bolsonaro aparece ao lado do deputado federal reeleito Sergipe Fábio Mitidieri (PSD). Em gravação no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, Bolsonaro diz: “Criaram uma página falsa, que é muito comum acontecer comigo, né?".

Neste sábado e domingo, a equipe do Aos Fatos se uniu a outras cinco agências de checagens de notícias no Brasil para verificar as mensagens de conteúdo suspeito nesta reta final das eleições. A ideia de juntar forças é para ganhar mais agilidade e aumentar o alcance das checagens. A parceria reúne o Fato ou Fake, Projeto Comprova, Lupa, Boatos.org e e-Farsas. Este conteúdo foi checado originalmente pelo Fato ou Fake.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.