Não é verdade que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) interrompeu o fornecimento de água no Nordeste, como fazem crer publicações que circulam nas redes. As peças usam um trecho de uma reportagem tirada de contexto e omitem que a paralisação da Operação Carro-Pipa, mostrada no vídeo, aconteceu em novembro de 2022, durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL). O programa teve o retorno anunciado em 19 de janeiro deste ano.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 250 mil visualizações no TikTok até a manhã desta terça-feira (4) e ao menos 10 mil compartilhamentos no Facebook.
Petista arrependido. Infelizmente muitos no Nordeste escolheram o atraso e agora é tarde pra reclamar
O vídeo de uma reportagem sobre a interrupção do fornecimento de água por caminhão-pipa em oito estados do Nordeste está circulando fora de contexto para dar a entender que o corte no abastecimento aconteceu durante o atual governo, o que é falso.
Publicações que usam o vídeo editado omitem que a Operação Carro-Pipa, que leva água a diversas regiões do Nordeste, teve os repasses interrompidos em novembro de 2022 por decisão da gestão Bolsonaro.
A reportagem usada nas peças desinformativas foi publicada pelo site Brasil de Fato, no dia 6 de dezembro de 2022, e mostra o contexto da suspensão do fornecimento de água no município de Pesqueira (PE), na localidade de Salobro, zona rural da cidade.
Peças mentirosas que produzem distorções sobre o abastecimento de água no Nordeste são recorrentes. Em janeiro, o Aos Fatos checou publicações semelhantes, com alegações de que o governo petista teria interrompido o fornecimento de água na região, o que não é verdade.
O Aos Fatos também desmentiu ao menos dez vezes, só neste ano, publicações que alegam que o governo petista bloqueou diversos trechos da transposição do rio São Francisco, o que é mentira.
Suspensão. A Operação Carro-Pipa sofreu ao menos duas interrupções após as eleições de 2022. A primeira aconteceu em novembro, quando o MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional) informou que os recursos disponíveis manteriam a operação apenas até o dia 16 daquele mês. No dia 24 de novembro, o ministério anunciou crédito suplementar e a manutenção da operação.
Porém, em dezembro a operação foi suspensa novamente devido ao bloqueio de recursos pelo Ministério da Economia. Em janeiro de 2023, no entanto, o governista Randolfe Rodrigues (sem partido), anunciou a retomada do abastecimento de água por caminhões-pipa no Nordeste, que também foi registrada em nota pelo ministério à época.