🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Bolsonaro não foi ovacionado na final do Campeonato Paulista deste ano; vídeo é de 2018

Por Luiz Fernando Menezes

14 de abril de 2023, 17h37

Não é verdade que um vídeo mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sendo ovacionado no Allianz Parque durante a partida entre Palmeiras e Água Santa pelo título do Campeonato Paulista de futebol no último domingo (9). As imagens que têm sido compartilhadas nas redes são de dezembro de 2018, quando o então presidente eleito assistiu à final do Campeonato Brasileiro entre Palmeiras e Vitória.

Publicações que difundem o vídeo com o falso contexto acumulavam 800 mil visualizações no TikTok e mais de 2.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (10). O conteúdo também tem sido difundido no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Olha só como Bolsonaro foi recebido

Posts compartilham vídeo de 2018 para afirmar que Bolsonaro foi ovacionado na final do Campeonato Paulista deste ano

Usuários nas redes sociais têm compartilhado um vídeo de dezembro de 2018 em que Bolsonaro acena para apoiadores no Allianz Parque para afirmar que o ex-presidente foi ovacionado ao comparecer à final do Campeonato Paulista no último domingo (9). A gravação original, feita durante a partida entre Palmeiras e Vitória na última rodada do Campeonato Brasileiro, foi publicada na época no canal do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no YouTube.

Na ocasião, Bolsonaro participou da cerimônia de entrega da taça ao Palmeiras, vencedor do campeonato. Há imagens que mostram, inclusive, o ex-presidente levantando o troféu junto dos jogadores.

No último domingo (9), o Palmeiras venceu o Água Santa por quatro a zero e se consagrou bicampeão do Campeonato Paulista de futebol. Não há, no entanto, informação de que o ex-presidente estivesse presente no estádio durante a partida.

Essa peça de desinformação também foi desmentida pelo Boatos.org.

Referências:

1. Globo Esporte
2. YouTube (Flávio Bolsonaro)
3. Agência Brasil
4. UOL

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.