Não é verdade que o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), foi expulso do Maracanã após ser vaiado durante a partida entre Flamengo e Vélez Sarsfield, da Argentina, como é dito em um vídeo que circula nas redes (veja aqui). A gravação mostra o momento em que Bolsonaro vai até a parte da tribuna de honra em que pode ser visto pelo público, que o recebe com um misto de vaias e aplausos. Ele não deixou o estádio após esse momento.
Publicações que com os vídeos fora do contexto original acumulavam 7.000 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (12).
Bolsonaro expulso do Maracanã aos gritos
Não é verdade que o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) foi expulso sob vaias do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante a partida entre Flamengo e Vélez Sarsfield pela Copa Libertadores da América, que aconteceu em 7 de setembro deste ano. Na realidade, Bolsonaro se dirigia à parte frontal da tribuna de honra, onde foi recebido com um misto de vaias e aplausos. Antes, ele havia acenado para apoiadores. Ele não deixou o estádio após o ocorrido.
O vídeo difundido pelas publicações checadas mostra uma parte da torcida xingando o presidente e, na sequência, o momento em que ele volta para os assentos da tribuna de honra. Bolsonaro assistiu à partida entre Flamengo e o clube argentino Vélez Sarsfield pela Copa Libertadores da América após as celebrações do Dia da Independência, em Brasília e no Rio de Janeiro. Outros vídeos divulgados pela imprensa mostram que Bolsonaro não recebeu apenas vaias: ele também foi ovacionado por torcedores, que gritaram “mito”.
Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.