🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Bolsonaro não foi ‘expulso’ do Maracanã sob vaias em jogo do Flamengo no dia 7 de setembro

Por Marco Faustino

12 de setembro de 2022, 17h18

Não é verdade que o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), foi expulso do Maracanã após ser vaiado durante a partida entre Flamengo e Vélez Sarsfield, da Argentina, como é dito em um vídeo que circula nas redes (veja aqui). A gravação mostra o momento em que Bolsonaro vai até a parte da tribuna de honra em que pode ser visto pelo público, que o recebe com um misto de vaias e aplausos. Ele não deixou o estádio após esse momento.

Publicações que com os vídeos fora do contexto original acumulavam 7.000 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (12).


Selo falso

Bolsonaro expulso do Maracanã aos gritos

Publicações difundem vídeo de manifestação contra Bolsonaro para alegar que o mandatário foi expulso sob vaias do Maracanã, o que é falso

Não é verdade que o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) foi expulso sob vaias do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante a partida entre Flamengo e Vélez Sarsfield pela Copa Libertadores da América, que aconteceu em 7 de setembro deste ano. Na realidade, Bolsonaro se dirigia à parte frontal da tribuna de honra, onde foi recebido com um misto de vaias e aplausos. Antes, ele havia acenado para apoiadores. Ele não deixou o estádio após o ocorrido.

O vídeo difundido pelas publicações checadas mostra uma parte da torcida xingando o presidente e, na sequência, o momento em que ele volta para os assentos da tribuna de honra. Bolsonaro assistiu à partida entre Flamengo e o clube argentino Vélez Sarsfield pela Copa Libertadores da América após as celebrações do Dia da Independência, em Brasília e no Rio de Janeiro. Outros vídeos divulgados pela imprensa mostram que Bolsonaro não recebeu apenas vaias: ele também foi ovacionado por torcedores, que gritaram “mito”.

Referências:

1. YouTube (Fontes 1, 2 e 3)
2. Metrópoles
3. UOL
4. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.