🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Bolsonaro não foi eleito personalidade do ano pela revista Time

Por Luiz Fernando Menezes

21 de fevereiro de 2019, 16h28

É falsa a capa da revista norte-americana Time que estampa o presidente Jair Bolsonaro (PSL) com o título de personalidade do ano. A imagem que circula nas redes sociais é uma montagem com o rosto do mandatário brasileiro sobre a reprodução da capa original, que traz o presidente dos EUA, Donald Trump.

Publicada por um perfil pessoal no Facebook, a peça de desinformação já foi compartilhada mais de 9.400 vezes. A publicação foi marcada com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona). Leitores do Aos Fatos também enviaram a capa falsa como sugestão de checagem no WhatsApp (veja como participar).


FALSO

Person of the Year Time: Jair Bolsonaro, president of the Federative Republic of Brazil

A imagem que circula nas redes sociais com o rosto de Bolsonaro é uma montagem com a capa de 2016 da revista Time, que havia concedido o título de personalidade daquele ano ao presidente Donald Trump. Veja abaixo:

Outra característica que prova a falsidade da imagem é a titulação de Bolsonaro, que é chamado de “presidente da República Federativa do Brasil”. Portanto, a capa poderia ser apenas de 2018 ou de 2019. No ano passado, a revista elegeu um grupo de jornalistas como personalidades do ano. O vencedor de 2019 só será conhecido no final deste ano.

Vale ressaltar que Bolsonaro, chegou a integrar a enquete da revista sobre os nomes que deveriam estar entre os finalistas da homenagem em 2018, mas não conseguiu chegar aos dez finalistas.

No canto inferior esquerdo, a montagem traz assinatura e contato do que seria o autor da capa falsa: Sylvio Montenegro. Procurado por Aos Fatos pelo e-mail informado na peça, ele não havia retornado até a publicação desta checagem.

Essa não é a primeira vez que uma montagem retrata o presidente Jair Bolsonaro como personalidade do ano na capa da Time. No final do ano passado, uma outra versão falsa chegou a circular nas redes sociais e foi checada pelos sites Fato ou Fake e Boatos.org.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.