🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Bolsonaro não disse 'que o isolamento acabe, a vida volte ao normal e morram quantos tiverem de morrer'

Por Marco Faustino

24 de maio de 2021, 15h59

Não há registros públicos de que o presidente Jair Bolsonaro tenha dito “que o isolamento acabe, a vida volte ao normal e morram quantos tiverem de morrer”, como alegam nas redes sociais (veja aqui). A frase consta em artigo do ano passado da jornalista Tereza Cruvinel no site Vermelho e, na realidade, resume o que a autora interpretou de declarações que o mandatário havia dado sobre a pandemia no Brasil.

Publicações com o conteúdo enganoso somavam ao menos 1.500 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (24) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


Que o isolamento acabe, a vida volte ao normal e morram quantos tiverem de morrer - Jair Bolsonaro

Postagens nas redes sociais atribuem a Jair Bolsonaro a frase “que o isolamento acabe, a vida volte ao normal e morram quantos tiverem de morrer”, mas não há registros públicos de que o presidente tenha dado essa declaração exata. Na verdade, a sentença aparece em texto da jornalista Tereza Cruvinel para o site Vermelho como se resumisse, na visão da autora, o discurso do mandatário sobre a gestão da pandemia.

Em trecho do texto Bolsonaro abre o jogo: que morram quantos tiverem de morrer, publicado em 18 de abril de 2020, Cruvinel escreveu: “nas últimas horas, em duas falas, Jair Bolsonaro foi o mais explícito possível quanto ao seu plano macabro para o Brasil na pandemia: que o isolamento social acabe, a vida volte ao normal e morram quantos tiverem de morrer”. O artigo, portanto, expressa que essa citação seria uma interpretação da autora, não uma declaração exata do presidente.

A frase de Cruvinel foi baseada em dois comentários do presidente. Em 17 de abril, na posse do então ministro da Saúde Nelson Teich, Bolsonaro defendeu a reabertura do comércio e disse que assumiria a responsabilidade por essa medida (confira aqui). Na outra, de 18 de abril, ele disse a apoiadores que 70% da população pegaria a Covid-19.

Desde o início da pandemia, Bolsonaro já fez ao menos 48 afirmações enganosas sobre medidas de isolamento social, aponta o contador do Aos Fatos de checagens do presidente.

Referências:

1. O Vermelho
2. YouTube
3. Correio Braziliense
4. Aos Fatos


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.