Bolsonaro não chamou franceses de ingleses ao se solidarizar por Notre-Dame

Compartilhe

É falso o tweet em que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) chama franceses de ingleses ao manifestar solidariedade em razão do incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris. O tweet apresenta características de edição e também não aparece na ferramenta do Aos Fatos que monitora as publicações do presidente naquela rede social, a Tweets de Bolso.

Ainda assim, a montagem foi publicada por dezenas de perfis pessoais no Facebook e já acumulava mais de 5.000 compartilhamentos nesta quarta-feira (17). Todas as publicações com o mesmo conteúdo foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Bolsonaro: Estou pessoalmente consternado com o incêndio que atingiu a Catedral de Notre-Dame, símbolo da cultura ocidental e da fé cristã. Me solidarizo à todos os ingleses nesse momento tão difícil e doloroso.

Como é possível verificar na ferramenta mantida por Aos Fatos, Tweets de Bolso, que reúne todos os tweets de Jair Bolsonaro (inclusive apagados), o presidente só fez uma publicação sobre o incêndio na catedral de Notre-Dame:

Outra característica que indica ser falso o post é a data: o tweet teria sido publicado no dia 14 de abril, mas o incêndio que atingiu a catedral de Notre-Dame, em Paris, ocorreu no dia seguinte, 15 de abril.

A Agência Lupa também verificou como falso este conteúdo.

Compartilhe

Leia também

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores