🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Bolsonaro não chamou franceses de ingleses ao se solidarizar por Notre-Dame

Por Luiz Fernando Menezes

17 de abril de 2019, 17h33

É falso o tweet em que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) chama franceses de ingleses ao manifestar solidariedade em razão do incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris. O tweet apresenta características de edição e também não aparece na ferramenta do Aos Fatos que monitora as publicações do presidente naquela rede social, a Tweets de Bolso.

Ainda assim, a montagem foi publicada por dezenas de perfis pessoais no Facebook e já acumulava mais de 5.000 compartilhamentos nesta quarta-feira (17). Todas as publicações com o mesmo conteúdo foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Bolsonaro: Estou pessoalmente consternado com o incêndio que atingiu a Catedral de Notre-Dame, símbolo da cultura ocidental e da fé cristã. Me solidarizo à todos os ingleses nesse momento tão difícil e doloroso.

Como é possível verificar na ferramenta mantida por Aos Fatos, Tweets de Bolso, que reúne todos os tweets de Jair Bolsonaro (inclusive apagados), o presidente só fez uma publicação sobre o incêndio na catedral de Notre-Dame:

Outra característica que indica ser falso o post é a data: o tweet teria sido publicado no dia 14 de abril, mas o incêndio que atingiu a catedral de Notre-Dame, em Paris, ocorreu no dia seguinte, 15 de abril.

A Agência Lupa também verificou como falso este conteúdo.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.