Nem Bolsonaro nem Lula disseram que enfermeiros ‘só servem para servir sopa’

Por Luiz Fernando Menezes

5 de setembro de 2022, 13h23

São falsas as publicações (veja aqui) que atribuem a frase “enfermeiros só servem para servir sopa” aos candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). O Aos Fatos não encontrou qualquer declaração semelhante por parte dos dois postulantes ao Planalto em registros na imprensa, no banco de discursos ou no contador de declarações do presidente. A assessoria de Lula também negou a alegação.

As peças de desinformação circulam principalmente no Twitter, onde acumulam mais de 10 mil compartilhamentos, e também aparecem no WhatsApp, onde não é possível estimar seu alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Lula sobre decisão do Barroso: ‘Enfermeiros só servem para servir sopa, precisamos de mais médicos’.

Tweet engana ao atribuir declaração sobre enfermeiros a Lula

Não há registro de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha dito que enfermeiros “só servem para servir sopa”, como afirmam publicações nas redes sociais. O Aos Fatos não encontrou na imprensa, nas redes oficiais do candidato ou nos seus discursos recentes essa afirmação, que também foi negada pela assessoria dele.

A alegação falsa passou a circular após o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso suspender a lei que estabelece o piso salarial da enfermagem, no último domingo (4). O primeiro comentário do petista sobre a decisão foi publicado na manhã desta segunda-feira (5) no Twitter. Lula diz que sempre defendeu que os profissionais da enfermagem tivessem um piso salarial e afirmou que Bolsonaro “vira as costas” ao setor.

A decisão de Barroso atende a um pedido da CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços), que acredita que a nova legislação não é executável e pode gerar demissões no setor.


Selo falso

Bolsonaro sobre decisão de Barroso: finalmente esse comunista acertou uma, enfermeiros só servem para servir sopa, se aumentar o salário vai quebrar as empresas de plano de saúde e os hospitais.

Post atribui a Bolsonaro declaração falsa sobre enfermeiros só servirem ‘pra servir sopa’

Também é falsa a versão que afirma que a frase “enfermeiros só servem para servir sopa” foi dita pelo presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Em busca por frases semelhantes na imprensa, nas redes sociais do presidente, em discursos recentes e no contador de declarações, o Aos Fatos não identificou a afirmação citada nas postagens.

A lei do piso salarial da enfermagem foi sancionada pelo presidente no dia 4 de agosto. Ele, no entanto, vetou o trecho que previa o reajuste anual da categoria com base na inflação. Até o final da manhã desta segunda-feira (5), Bolsonaro ainda não havia se pronunciado sobre a decisão de Barroso.

Essa versão da peça de desinformação foi disseminada pelo deputado federal e candidato à reeleição André Janones (Avante-MG) no Twitter após a repercussão da postagem que atribui a declaração ao ex-presidente Lula. Horas depois, Janones deletou a publicação. O gabinete do deputado foi contatado pelo Aos Fatos no começo da tarde desta segunda-feira (5), mas não respondeu.

Referências:

1. Aos Fatos (1 e 2)
2. JOTA
3. Planalto
4. Twitter (@LulaOficial)
5. G1
6. Senado


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.