Fala antiga de Bolsonaro sobre liberdade ser mais importante que a vida circula fora de contexto

Compartilhe

Um discurso em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) diz que “a liberdade é mais importante que a nossa própria vida”, dado em 27 de abril deste ano, voltou a circular com a informação falsa de que teria sido feito nesta terça-feira (27 de dezembro). As imagens foram gravadas durante um encontro com parlamentares no Palácio do Planalto em apoio ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado por ameaças e incitação à violência contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

Até esta quarta-feira (28), a publicação com o conteúdo enganoso acumulava 360 mil visualizações e 5.000 compartilhamentos no Facebook e 644 mil visualizações e 13 mil compartilhamentos no Kwai (fale com a Fátima).


Selo falso

Reprodução de publicação enganosa que alterou a data original do discurso do presidente Jair Bolsonaro

Não foi gravado recentemente, mas em 27 de abril de 2022, o vídeo que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) dizendo que “a nossa liberdade não tem preço” e “ é mais importante que a nossa própria vida, porque um homem e uma mulher sem liberdade não têm vida”. A fala aconteceu durante uma reunião de parlamentares no Palácio da Alvorada, promovida pelo presidente, em Brasília, em apoio ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ).

No dia 20, Silveira foi condenado a oito anos e nove meses de reclusão em regime fechado, mais aplicação de 35 dias-multa de cinco salários mínimos (cerca de R$ 192 mil), pelos crimes de ameaças e incitação à violência contra ministros do STF. Um dia depois, Bolsonaro assinou um decreto que concedeu “indulto individual” ao deputado, extinguindo a sua pena de prisão.

As condenações são relativas a vídeos gravados em redes sociais, nos anos de 2020 e 2021, em que Silveira ataca o STF, defende um golpe militar e ofende membros do Supremo. Bolsonaro não fez discursos públicos nesta terça (27), data a qual é atribuída a declaração.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que governo Lula apreendeu 30 mil cabeças de gado e enviou para Cuba

É falso que governo Lula apreendeu 30 mil cabeças de gado e enviou para Cuba

Às vésperas da COP30, senadores usam desinformação para defender exploração de petróleo na foz do Amazonas

Às vésperas da COP30, senadores usam desinformação para defender exploração de petróleo na foz do Amazonas

falsoGravação mostra treinamento policial, não sequestro de estrangeiros em Belém na véspera da COP30

Gravação mostra treinamento policial, não sequestro de estrangeiros em Belém na véspera da COP30

fátima
Fátima