Não é verdade que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou apoio à candidatura do influenciador Pablo Marçal (PRTB) à Prefeitura de São Paulo neste ano, como alegam publicações nas redes. Apesar de ter se reunido com Marçal, Bolsonaro afirmou depois do encontro que irá apoiar a reeleição do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB).
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e no Threads até a tarde desta sexta-feira (7).
Pablo Marçal será o candidato de Bolsonaro para a prefeitura de SP
Publicações nas redes enganam ao afirmar que Bolsonaro decidiu apoiar Pablo Marçal na disputa pela Prefeitura de São Paulo neste ano. Em entrevista a veículos de imprensa (veja aqui e aqui) na última quarta-feira (5), o ex-presidente disse que irá apoiar a reeleição do atual prefeito, Ricardo Nunes.
Bolsonaro e Marçal chegaram a se encontrar em Brasília na última terça (4), um dia antes do anúncio de apoio à candidatura de Nunes. Na ocasião, o influenciador recebeu uma medalha entregue pelo ex-presidente a amigos e aliados e chegou a afirmar, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, que não havia chance de Bolsonaro apoiar Nunes.
“Bolsonaro é um cara que tem o princípio declarado, conservador, Nunes não tem nada parecido com isso. O que eu tenho certeza é que o PL sim quer de alguma forma estar na chapa tendo um vice, mas Bolsonaro tem absoluta certeza que não apoiaria ele”, disse Marçal.
O influenciador foi desmentido pelo ex-presidente no dia seguinte, que reafirmou em entrevistas aos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo o compromisso com a reeleição de Nunes. O ex-presidente ainda cobrou do prefeito a indicação de um vice bolsonarista e disse que poderia voltar a conversar com Marçal caso ele chegasse ao segundo turno. O influenciador disse mais tarde que não esperava apoio do ex-presidente.