Bolsonaro declarou apoio a Ricardo Nunes para Prefeitura de São Paulo, não a Pablo Marçal

Por Marco Faustino

7 de junho de 2024, 14h05

Não é verdade que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou apoio à candidatura do influenciador Pablo Marçal (PRTB) à Prefeitura de São Paulo neste ano, como alegam publicações nas redes. Apesar de ter se reunido com Marçal, Bolsonaro afirmou depois do encontro que irá apoiar a reeleição do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB).

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e no Threads até a tarde desta sexta-feira (7).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Pablo Marçal será o candidato de Bolsonaro para a prefeitura de SP

Foto de Bolsonaro ao lado de Pablo Marçal é acompanhada de legenda enganosa que alega que ex-presidente declarou apoio a candidatura de influenciador

Publicações nas redes enganam ao afirmar que Bolsonaro decidiu apoiar Pablo Marçal na disputa pela Prefeitura de São Paulo neste ano. Em entrevista a veículos de imprensa (veja aqui e aqui) na última quarta-feira (5), o ex-presidente disse que irá apoiar a reeleição do atual prefeito, Ricardo Nunes.

Bolsonaro e Marçal chegaram a se encontrar em Brasília na última terça (4), um dia antes do anúncio de apoio à candidatura de Nunes. Na ocasião, o influenciador recebeu uma medalha entregue pelo ex-presidente a amigos e aliados e chegou a afirmar, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, que não havia chance de Bolsonaro apoiar Nunes.

“Bolsonaro é um cara que tem o princípio declarado, conservador, Nunes não tem nada parecido com isso. O que eu tenho certeza é que o PL sim quer de alguma forma estar na chapa tendo um vice, mas Bolsonaro tem absoluta certeza que não apoiaria ele”, disse Marçal.

Leia mais
BIPE Pablo Marçal compartilha cena de abuso infantil visualizada 1,3 milhão de vezes no Instagram
Nas Redes É falso que Elon Musk baniu Alexandre de Moraes do X

O influenciador foi desmentido pelo ex-presidente no dia seguinte, que reafirmou em entrevistas aos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo o compromisso com a reeleição de Nunes. O ex-presidente ainda cobrou do prefeito a indicação de um vice bolsonarista e disse que poderia voltar a conversar com Marçal caso ele chegasse ao segundo turno. O influenciador disse mais tarde que não esperava apoio do ex-presidente.

Referências:

1. Folha de S.Paulo
2. O Estado de S. Paulo (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.