Bolsonaro alcança 1 milhão de seguidores no TikTok, onde repete alegações enganosas

Compartilhe

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ultrapassou no Carnaval a marca de 1 milhão de seguidores no TikTok, plataforma chinesa de vídeos curtos. O perfil, que acumulava 138 mil seguidores no início de dezembro, registrava 1,1 milhão nesta sexta-feira (4), um crescimento de cerca de 700% em três meses.

Assim como em outros perfis oficiais de Bolsonaro nas redes, a desinformação também está presente no TikTok. Dos 348 vídeos publicados desde junho do ano passado, 22 (6%) contêm alegações desinformativas checadas por Aos Fatos. Essas publicações enganosas são responsáveis por 9,7% (851 mil) das interações do perfil presidencial, que acumula 8,8 milhões de curtidas e compartilhamentos.

No conteúdo enganoso com mais alcance (286 mil interações), publicado em 24 de janeiro, Bolsonaro afirma que em seu governo não há “uma acusação sequer de corrupção”. No entanto, integrantes e ex-integrantes de sua gestão são alvo de investigações e denúncias de irregularidades.

Tal declaração não é novidade, ela já foi dita ao menos 182 vezes pelo presidente e é a alegação falsa ou distorcida mais repetida por ele segundo o contador de checagens do Aos Fatos.

A sete meses das eleições, apenas outros dois presidenciáveis mantêm perfis oficiais no TikTok, com números bem menores. O deputado federal André Janones (Avante) tem 148,7 mil seguidores na plataforma, e Ciro Gomes (PDT), 66,8 mil.

Procurado para comentar sobre a desinformação publicada pelo presidente, o Planalto não respondeu.

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima