🕐 Esta reportagem foi publicada há mais de seis meses

Vídeo que mostra bolsonaristas comemorando em shopping não foi gravado na Austrália

2 de outubro de 2022, 14h31

Esta checagem foi publicada originalmente pelo AFP Checamos, parceiro do Aos Fatos no CheckBR, colaboração entre iniciativas de fact-checking brasileiras para verificar desinformação eleitoral. Acesse aqui a verificação original.

Um vídeo que mostra apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) comemorando em um shopping não foi gravado na Austrália neste domingo (2), como afirmam postagens (veja aqui). As imagens foram registradas no Diamond Mall, em Belo Horizonte (MG), no sábado (1º).

A postagem desinformativa reunia ao menos dezenas de compartilhamentos no Facebook neste domingo (2).


Selo falso

Reprodução de vídeo que mostra apoiadores de Bolsonaro em shopping de Belo Horizonte, que circula como se fosse registro deste domingo na Austrália

Um vídeo que mostra bolsonaristas reunidos em um shopping circula nas redes sociais com a alegação de que teria sido gravado neste domingo (2) na Austrália, o que não procede. A filmagem foi feita no shopping Diamond Mall, em Belo Horizonte (MG), em 1º de outubro de 2022.

Postagens no Facebook, YouTube, Gettr e Twitter mostram que as imagens foram registradas em 2022. Entre os elementos que provam que as cenas foram filmadas em Belo Horizonte, está uma grande bandeira do Brasil colocada em uma das galerias do shopping.

Até a publicação desta checagem, não havia informação oficial sobre os resultados da votação entre brasileiros no exterior.

Outras publicações, checadas pelo Aos Fatos, enganam ao afirmar que o presidente venceu a votação na Nova Zelândia.

Referências:

1. AFP Checamos

Neste fim de semana, o Aos Fatos se uniu às iniciativas de checagem AFP Checamos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa para verificar em conjunto a desinformação sobre as eleições.

CORREÇÃO: diferentemente do informado anteriormente, o vídeo checado foi gravado em 2022, não em 2018.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.