Não é verdade que o presidente americano Joe Biden afirmou em discurso que ele e sua vice, a atual candidata democrata à Presidência, Kamala Harris, pretendem “fortalecer a imigração ilegal”. As peças de desinformação compartilham um trecho da fala de Biden na Convenção Nacional Democrata da última segunda-feira (19) acompanhado de uma legenda mentirosa, que substitui a palavra “legal” por “ilegal”.
O vídeo com a legenda desinformativa tem viralizado principalmente no X (ex-Twitter), em que acumula mais de 3.000 compartilhamentos, e no Kwai, no qual já foi visualizado mais de 20 mil vezes.
Biden confessa plano globalista de Kamala Harris: eu e a Kamala estamos comprometidos em fortalecer a imigração ilegal.
Uma tradução incorreta de uma fala de Joe Biden tem sido compartilhada nas redes para sugerir que ele e sua vice, Kamala Harris, estariam “comprometidos em fortalecer a imigração ilegal” nos Estados Unidos. No discurso original, proferido na convenção do Partido Democrata, na última segunda (19), é possível ouvir que o presidente americano diz que pretende fortalecer procedimentos legais de imigração (veja abaixo).
Tanto a transcrição oficial do discurso divulgada no site da Casa Branca quanto as versões publicadas na imprensa atestam que a expressão dita por Biden foi “imigração legal” e não “imigração ilegal”, como afirmam as peças de desinformação. A fala, na íntegra, foi:
“O resultado da ação executiva que tomei: os encontros na fronteira caíram mais de 50%. Na verdade, há menos travessias de fronteira hoje do que quando Donald Trump deixou o cargo. E, ao contrário de Trump, não demonizaremos os imigrantes, dizendo que eles são… envenenam o sangue da América, envenenam o sangue do nosso país. Kamala e eu estamos comprometidos em fortalecer a imigração legal, incluindo a proteção dos DREAMers e muito mais.”
O contexto da própria declaração prova que a tradução que vem sendo compartilhada nas redes é falsa: ao dizer que vai “proteger os DREAMers”, Biden faz referência à Lei Dream, um projeto votado em 2012 que garantia abrigo temporário e direito ao trabalho aos que imigraram aos Estados Unidos quando ainda eram menores de idade.
Como o texto não foi aprovado na época, o então presidente, Barack Obama — de quem Biden era vice — decretou o Daca, programa que concede permissão para que essas pessoas permaneçam no país por até dois anos. Desde então, os jovens que receberam a autorização de permanecer no país são chamados de “DREAMers”.
O caminho da apuração
Aos Fatos buscou a gravação do discurso original de Biden e encontrou diversos vídeos do mesmo momento. Além de não ser possível ouvir a palavra “ilegal”, o contexto do vídeo atesta que a tradução que tem sido compartilhada nas redes é falsa.
Por fim, Aos Fatos buscou o perfil que publicou a desinformação originalmente e verificou que se trata de um usuário apócrifo no X que já compartilhou outros posts enganosos. A reportagem não encontrou meios para entrar em contato com o usuário.