É falso que Biden chamou Lula de mentiroso em encontro na Casa Branca

Compartilhe

É falso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi chamado de mentiroso por Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, ao criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante encontro na Casa Branca, como alega vídeo difundido nas redes sociais. No registro original, Biden diz que a descrição feita por Lula, de que Bolsonaro vivia em um mundo de “fake news” e menosprezava relações internacionais, lhe “soava familiar” — em alusão a Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e aliado de Bolsonaro.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 100 mil visualizações no Kwai, 60 mil no TikTok, além de centenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (13).


Selo falso

Presidente Lula é desmentido ao vivo e a cores, pessoal, nos EUA, quando falava mal do mito, Jair Messias Bolsonaro. Joe Biden chamou ele de mentiroso

Lula não foi chamado de mentiroso por Joe Biden ao tecer críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, como é alegado em vídeo difundido nas redes sociais.

Um vídeo com legendas falsas, que não correspondem à transcrição nem à tradução do que foi dito pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tem sido difundido nas redes para alegar que Lula foi chamado de mentiroso ao criticar o ex-presidente Bolsonaro, o que não aconteceu.

No trecho da conversa entre os dois líderes, que ocorreu na sexta-feira (10), e que tem sido difundido pelas publicações checadas, Lula diz: “O senhor [Biden] sabe que o Brasil ficou quatro anos se automarginalizando. Um presidente [Bolsonaro] que não gostava de manter relações com nenhum país. O mundo dele terminava e começava com a fake news. De manhã, de tarde e à noite. Ele me parece que menosprezava relações internacionais.”

Na sequência, é alegado falsamente que Biden teria dito: “Not’s true, really” (“Não é verdade, realmente”), como se Lula estivesse mentindo sobre Bolsonaro. No trecho original, no entanto, Biden diz “sounds familiar” (“soa familiar”), em alusão a Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e aliado de Bolsonaro.

Ao longo do mandato, Trump foi responsável por mentiras e medidas polêmicas, que culminaram na invasão ao Congresso americano e dois processos de impeachment — em ambos foi absolvido pelo Senado. Em 2020, Trump foi apontado como uma das principais fontes de desinformação sobre a Covid-19 pela Universidade de Cornell. O ex-presidente também menosprezou a União Europeia, a ONU e desqualificou a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Lula se reuniu com Biden na sexta-feira (10), na Casa Branca. Os dois líderes ressaltaram que o fortalecimento da democracia, a promoção do respeito aos direitos humanos e o enfrentamento da crise climática estão no centro da agenda comum.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

Vídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

falsoPosts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Posts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça