🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Biden chamou Lula de mentiroso em encontro na Casa Branca

Por Marco Faustino

13 de fevereiro de 2023, 17h10

É falso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi chamado de mentiroso por Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, ao criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante encontro na Casa Branca, como alega vídeo difundido nas redes sociais. No registro original, Biden diz que a descrição feita por Lula, de que Bolsonaro vivia em um mundo de “fake news” e menosprezava relações internacionais, lhe “soava familiar” — em alusão a Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e aliado de Bolsonaro.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 100 mil visualizações no Kwai, 60 mil no TikTok, além de centenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (13).


Selo falso

Presidente Lula é desmentido ao vivo e a cores, pessoal, nos EUA, quando falava mal do mito, Jair Messias Bolsonaro. Joe Biden chamou ele de mentiroso

Lula não foi chamado de mentiroso por Joe Biden ao tecer críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, como é alegado em vídeo difundido nas redes sociais.

Um vídeo com legendas falsas, que não correspondem à transcrição nem à tradução do que foi dito pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tem sido difundido nas redes para alegar que Lula foi chamado de mentiroso ao criticar o ex-presidente Bolsonaro, o que não aconteceu.

No trecho da conversa entre os dois líderes, que ocorreu na sexta-feira (10), e que tem sido difundido pelas publicações checadas, Lula diz: “O senhor [Biden] sabe que o Brasil ficou quatro anos se automarginalizando. Um presidente [Bolsonaro] que não gostava de manter relações com nenhum país. O mundo dele terminava e começava com a fake news. De manhã, de tarde e à noite. Ele me parece que menosprezava relações internacionais.”

Na sequência, é alegado falsamente que Biden teria dito: “Not’s true, really” (“Não é verdade, realmente”), como se Lula estivesse mentindo sobre Bolsonaro. No trecho original, no entanto, Biden diz “sounds familiar” (“soa familiar”), em alusão a Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e aliado de Bolsonaro.

Ao longo do mandato, Trump foi responsável por mentiras e medidas polêmicas, que culminaram na invasão ao Congresso americano e dois processos de impeachment — em ambos foi absolvido pelo Senado. Em 2020, Trump foi apontado como uma das principais fontes de desinformação sobre a Covid-19 pela Universidade de Cornell. O ex-presidente também menosprezou a União Europeia, a ONU e desqualificou a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Lula se reuniu com Biden na sexta-feira (10), na Casa Branca. Os dois líderes ressaltaram que o fortalecimento da democracia, a promoção do respeito aos direitos humanos e o enfrentamento da crise climática estão no centro da agenda comum.

Referências:

1. C-Span
2. YouTube
3. Valor Econômico
4. CNN Brasil
5. G1
6. Alliance for Science
7. El Pais
8. Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.