É falso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi chamado de mentiroso por Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, ao criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante encontro na Casa Branca, como alega vídeo difundido nas redes sociais. No registro original, Biden diz que a descrição feita por Lula, de que Bolsonaro vivia em um mundo de “fake news” e menosprezava relações internacionais, lhe “soava familiar” — em alusão a Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e aliado de Bolsonaro.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 100 mil visualizações no Kwai, 60 mil no TikTok, além de centenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (13).
Presidente Lula é desmentido ao vivo e a cores, pessoal, nos EUA, quando falava mal do mito, Jair Messias Bolsonaro. Joe Biden chamou ele de mentiroso
Um vídeo com legendas falsas, que não correspondem à transcrição nem à tradução do que foi dito pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tem sido difundido nas redes para alegar que Lula foi chamado de mentiroso ao criticar o ex-presidente Bolsonaro, o que não aconteceu.
No trecho da conversa entre os dois líderes, que ocorreu na sexta-feira (10), e que tem sido difundido pelas publicações checadas, Lula diz: “O senhor [Biden] sabe que o Brasil ficou quatro anos se automarginalizando. Um presidente [Bolsonaro] que não gostava de manter relações com nenhum país. O mundo dele terminava e começava com a fake news. De manhã, de tarde e à noite. Ele me parece que menosprezava relações internacionais.”
Na sequência, é alegado falsamente que Biden teria dito: “Not’s true, really” (“Não é verdade, realmente”), como se Lula estivesse mentindo sobre Bolsonaro. No trecho original, no entanto, Biden diz “sounds familiar” (“soa familiar”), em alusão a Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e aliado de Bolsonaro.
Ao longo do mandato, Trump foi responsável por mentiras e medidas polêmicas, que culminaram na invasão ao Congresso americano e dois processos de impeachment — em ambos foi absolvido pelo Senado. Em 2020, Trump foi apontado como uma das principais fontes de desinformação sobre a Covid-19 pela Universidade de Cornell. O ex-presidente também menosprezou a União Europeia, a ONU e desqualificou a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Lula se reuniu com Biden na sexta-feira (10), na Casa Branca. Os dois líderes ressaltaram que o fortalecimento da democracia, a promoção do respeito aos direitos humanos e o enfrentamento da crise climática estão no centro da agenda comum.