Beira-Mar não disse que ‘extrema direita é pior que qualquer facção’ em entrevista

Compartilhe

Não é verdade que o traficante Fernandinho Beira-Mar disse em entrevista ao jornalista Roberto Cabrini que “a política da extrema-direita brasileira é pior que qualquer facção”. A última conversa entre os dois foi exibida em agosto de 2016, no programa Conexão Repórter, do SBT, e não contém essa fala nem qualquer menção à direita brasileira.

O conteúdo enganoso acumulava 1.500 compartilhamentos no Facebook, milhares de visualizações no TikTok e centenas de curtidas no Instagram, no X e no Threads até a tarde desta segunda-feira (3).

Fernandinho Beira-Mar afirmou em entrevista a Roberto Cabrini, da Record TV, que a política da extrema-direita brasileira é pior que qualquer facção

À direita, há uma captura de tela de uma postagem de rede social. O texto diz: 'O BRASIL TÁ REALMENTE RUIM! Fernandinho Beira-Mar afirmou em entrevista a Roberto Cabrini, da Record TV, que a política da extrema-direita brasileira é pior que qualquer facção: ‘Eles usam a fé para enganar seus próprios eleitores e fingem ser santos, é pior que facção.’'. Abaixo, há um comentário de outro usuário dizendo: 'Sou obrigado a concordar com o beira mar extrema direita é responsável por tudo que aconteceu no Rio de Janeiro.'. Na parte inferior aparecem ícones de curtidas, comentários e opções de interação típicas de redes sociais.

Publicações nas redes enganam ao afirmar que Fernandinho Beira-Mar declarou, em entrevista ao jornalista Roberto Cabrini, que “a extrema direita é pior que qualquer facção criminosa”. Na última entrevista concedida por Beira-Mar ao jornalista, exibida em 28 de agosto de 2016, não há qualquer menção à frase destacada pelas peças de desinformação.

Na gravação original, o criminoso — que é apontado como chefe do Comando Vermelho, apesar de estar preso há 20 anos em presídios federais — fala sobre o sistema penitenciário, a rotina na prisão e sua trajetória no tráfico de drogas.

Beira-Mar chega a comentar sobre política, mas sem citar nenhum campo. Ao ser questionado por Cabrini sobre o que movimenta mais dinheiro no mundo, ele responde acreditar ser a política. Não há qualquer menção à direita brasileira.

Esta não é a primeira vez que Aos Fatos desmente alegações envolvendo o traficante. Como parte da narrativa que busca associar Lula ao crime organizado, já circulou nas redes um vídeo falso de uma suposta reunião entre o presidente, Beira-Mar e o ex-deputado federal Marcelo Freixo.

Também já foram desmentidas publicações que alegavam falsamente que o criminoso havia sido transferido para o Rio de Janeiro ou que havia posado em foto com uma juíza e uma promotora de Justiça.

O caminho da apuração

Aos Fatos localizou a entrevista completa de Fernandinho Beira-Mar ao jornalista Roberto Cabrini, exibida em 28 de agosto de 2016 no Conexão Repórter, do SBT. O conteúdo foi transcrito com o auxílio da ferramenta Escriba e analisado integralmente. Constatamos, então, que nenhum trecho faz referência à extrema direita ou contém a frase atribuída ao traficante pelas peças enganosas.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que Amazônia não tem impacto sobre clima global

É falso que Amazônia não tem impacto sobre clima global

COP30 busca inserir combate à desinformação na agenda climática

COP30 busca inserir combate à desinformação na agenda climática

falsoImagem que mostra Lula e Janja brindando em iate durante COP30 foi gerada por IA

Imagem que mostra Lula e Janja brindando em iate durante COP30 foi gerada por IA

fátima
Fátima