🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Batalhão do Exército em Ponta Grossa não foi pintado de vermelho recentemente

Por Bianca Bortolon

23 de maio de 2023, 16h02

Não é verdade que o batalhão do Exército em Ponta Grossa (PR) teve sua fachada verde-oliva pintada com as cores vermelha e branca recentemente para demonstrar que o comunismo está sendo implantado no Brasil, como afirmam posts nas redes. O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação mostra a estrutura da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, que usa as mesmas cores ao menos desde 2011. De acordo com o Exército, o branco e o vermelho são historicamente usados pela cavalaria da instituição.

Publicações com a alegação falsa reuniam cerca de 3.000 compartilhamentos no Facebook na tarde desta terça-feira (23). O conteúdo também tem sido difundido no WhatsApp, plataforma em que não é possível medir o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Hoje, 8 de maio de 2023, passando em frente aqui ao batalhão do Exército em Ponta Grossa, no Paraná. (...) Está ficando de cara nova. Cara nova e cores novas, né? O verde-oliva que tanto tínhamos orgulho está mudando de cor para o vermelho do comunismo.

Vídeo engana ao afirmar que batalhão do Exército em Ponta Grossa (PR) teve a fachada verde-oliva pintada de branco e vermelho recentemente

Em vídeo que circula nas redes, um homem não identificado engana ao afirmar que as paredes da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada de Ponta Grossa (PR), que antes eram verde-oliva, teriam sido pintadas recentemente de branco e vermelho para mostrar que o comunismo está sendo implantado no país. Conforme é possível verificar em oito registros disponíveis no Google Street View (veja abaixo), a fachada da estrutura militar é pintada de branco e vermelho ao menos desde setembro de 2011.

Registros do Google Street View mostram que estrutura da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada em Ponta Grossa (PR) é pintada de vermelho e branco ao menos desde 2011Cores. Registros do Google Street View mostram que batalhão em Ponta Grossa (PR) é branco e vermelho ao menos desde setembro de 2011 (Reprodução)

O vermelho integra a paleta oficial do Exército desde 1980, data da publicação de uma portaria do Ministério da Defesa que estipulou as cores representativas das Forças Armadas. A área da saúde, por exemplo, usa o vermelho e o branco, enquanto a logística usa o vermelho, o amarelo e o cinza-aço. Em nota enviada ao Aos Fatos em checagem anterior, o Exército também explicou que o branco e o vermelho são historicamente usados pela cavalaria da corporação.

O vídeo integra uma onda desinformativa que busca associar a vitória de Lula a uma suposta conversão das Forças Armadas ao comunismo. No último mês, o Aos Fatos desmentiu publicações que alegavam que estruturas militares em Tucuruí (PA), Porto Velho, Paracambi (RJ) e Mundo Novo (RS) teriam sido pintadas recentemente de vermelho para demonstrar o apoio do Exército ao regime.

Referências:

  1. Google Street View
  2. Exército Brasileiro
  3. Aos Fatos (1, 2, 3 e 4)
Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.