Não é verdade que Barroso confessou ter participado de orgia com Dirceu em Cuba

Compartilhe

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) não admitiu, em vídeo, que participou de uma orgia com o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) em Cuba nem disse que é chantageado pelo petista, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). As publicações distorcem um trecho de uma entrevista em que o magistrado cita esta alegação como exemplo de desinformação que é disseminada sobre ele. O vídeo original foi publicado em 9 de fevereiro de 2022 no canal oficial do site JOTA no YouTube.

Publicações que difundem o vídeo editado somavam 26 mil compartilhamentos no Facebook e 60 mil visualizações no Tik Tok nesta quarta-feira (4).


Selo falso

Ministro do STF Luís Roberto Barroso confessa ter participado de uma orgia em Cuba. “Eu sou chantageado por José Dirceu”, diz Barroso.

Vídeo editado é difundido para fazer crer que Barroso confessou ter participado de orgia em Cuba

Não é verdade que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso confessou ter participado de uma orgia em Cuba com o ex-ministro petista José Dirceu, como é alegado nas redes sociais. O vídeo que circula como prova da alegação é uma versão editada e fora de contexto de uma declaração do magistrado em entrevista concedida ao site JOTA em fevereiro.

Na fala completa, Barroso defende a necessidade de mecanismos de moderação do conteúdo que circula na internet e alega que “a mentira virou uma estratégia de destruição de reputações”. O magistrado, então, cita uma história falsa sobre ele disseminada nas redes sociais. Confira a transcrição na íntegra:

Para dar alguns exemplos meus, que circula (sic) muito pela internet, chega a ser divertido de tão bizarro, que eu sou chantageado pelo ex-ministro José Dirceu por uma orgia que nós participamos em Cuba. Vocês não vão acreditar na quantidade de circulação que tem dessa notícia. Eu queria dizer que nunca fui a Cuba, não sou dado a orgias, e não mantenho nenhum contato nem tenho nenhum tipo de relação com o ex-ministro José Dirceu”.

As partes inicial e final da fala são cortadas no trecho usado pelas peças desinformativas, restando “eu sou chantageado pelo ex-ministro José Dirceu por uma orgia que participamos em Cuba”.

Algumas versões da desinformação incluem um trecho de uma entrevista concedida por Jair Bolsonaro (PL) à Jovem Pan, em janeiro, em que o presidente alega que o regime cubano teria filmado artistas e personalidades brasileiras em atos libidinosos dentro de quartos de hotéis para chantageá-los. O presidente, no entanto, não citou nomes nem forneceu provas que sustentassem a alegação.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. YouTube (1, 2 e 3)

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

Vídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

falsoPosts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Posts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça