Não é verdade que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso foi hostilizado durante uma entrevista concedida a jornalistas sobre sua aposentadoria, como fazem crer posts nas redes. O áudio com críticas ao magistrado foi sobreposto à cena original, gravada na última quinta-feira (9). Na ocasião, não foi proferido nenhum tipo de ofensa.
Publicações com o conteúdo manipulado acumulavam mil compartilhamentos no X e alcançaram centenas de usuários no Facebook e no Kwai até a tarde desta quarta-feira (15).
O melhor desse vídeo é o cara provocando. No final ainda solta um ‘boca de veludo’

Posts nas redes têm compartilhado um vídeo com áudio manipulado para alegar que Luís Roberto Barroso teria sido hostilizado enquanto falava a jornalistas sobre sua decisão de se aposentar do cargo de ministro do Supremo. As ofensas foram inseridas sobre uma gravação registrada na última quinta-feira (9).
Por meio de uma busca reversa, Aos Fatos encontrou o vídeo original, publicado no YouTube e no X pelo programa Pingo nos Is, da Jovem Pan.
Na cena adulterada pelos posts desinformativos, o ministro respondia uma pergunta sobre quais seriam seus planos após a aposentadoria. É possível verificar que em nenhum momento da gravação original ele é interrompido por ofensas ou críticas (veja abaixo).
Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria do STF
— Jovem Pan News (@JovemPanNews) October 9, 2025
📺 Confira na JP News 👉 https://t.co/996wdtoCIi#OsPingosNosIs pic.twitter.com/7UnVif8oJE
Aos Fatos não conseguiu encontrar a origem do áudio enganoso inserido sobre a entrevista do ministro. Identificamos, no entanto, que a fala circula nas redes ao menos desde setembro deste ano no Instagram, no TikTok e no Kwai.
Barroso anunciou na última sexta-feira (9) sua aposentadoria antecipada durante uma sessão plenária do STF. A decisão foi comunicada poucos dias após o ministro transmitir a presidência da corte a Edson Fachin. Barroso foi indicado em 2013 pela presidente Dilma Rousseff (PT) e ocupou a cadeira de ministro do Supremo por 12 anos.
Esta peça de desinformação também foi verificada pela Reuters e pelo Fato ou Fake.
O caminho da apuração
Aos Fatos realizou uma busca reversa de imagem e identificou o vídeo original, publicado na última sexta-feira (9) nos canais do programa Pingos nos Is, da Jovem Pan. A reportagem então assistiu aos vídeos completos e constatou que não ocorreu nenhum ato de hostilidade ou contra o ministro Luís Roberto Barroso.




